Esporte

Apresentação a inspetores da Fifa aumenta chances de o Paraná sediar jogos da Copa
28-08-2007 16:46

O secretário estadual do Turismo, Celso Caron, disse nesta segunda-feira (27) que viu aumentar as chances de o Paraná sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, depois da apresentação que fez aos cinco inspetores da Fifa no último sábado (25), no Rio de Janeiro. Dezoito cidades apresentaram-se como candidatas à sede do mundial, mas apenas 12 serão escolhidas pelos inspetores da Fifa.

No dia 1º de setembro, haverá uma coletiva de imprensa com os integrantes da comissão da Fifa, sobre os critérios adotados para a escolha das cidades. A decisão, no entanto, só acontece no dia 31 de outubro do ano que vem. “Acredito que Curitiba tem toda chance de ser escolhida para sediar os jogos da Copa do Mundo, porque é uma cidade que dispõe de toda infra-estrutura para sediar um evento deste porte”, afirmou o secretário Caron, que esteve no Rio de Janeiro com o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

Segundo Caron, os inspetores da Fifa ficaram satisfeitos com a apresentação feita pela equipe do governo do Paraná. “Mostramos a eles que o Estado dispõe de toda infraestrutura necessária na área de segurança, transporte, educação, saúde e hotelaria. A nossa apresentação foi elogiada. Na seqüência, tivemos a apresentação da prefeitura de Curitiba, falando sobre a cidade, e dos diretores da Arena da Baixada. Não tenho a menor dúvida que Curitiba será uma das cidades-sede”, disse o secretário.

Para Celso Caron, um dos aspectos que deve pesar na escolha de Curitiba é o fato de o governador Roberto Requião estar empenhado em trazer os jogos da Copa do Mundo para o Paraná. “Tanto é verdade que ele indicou um secretário de Estado e o presidente da Paraná Esportes para acompanharem de perto o desenrolar deste processo de escolha, tão logo recebeu ofício do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, informando que Curitiba era uma das cidades indicadas para o Mundial. O governador entende que sediar a Copa, o maior evento do mundo, seria excelente para o turismo do Paraná”, afirmou.

Em seu ofício ao governador Roberto Requião, o presidente da CBF demonstra toda confiança de que o Governo do Estado cumprirá da melhor forma o conjunto de ações necessárias para o Paraná sediar jogos da Copa. “Destaco que a indicação feita por esta Confederação constitui a iniciativa mais importante a nosso alcance, como modo de prestigiaras potencialidades desse Estado”, registra o documento.

As 18 cidades escolhidas pela CBF são Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Belém, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio Branco e Salvador.

AEN
Foto:SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado