Esporte

Colocação de trabalhadores com deficiência cresce 24% no Paraná
08-10-2007 17:48

O Sistema Público de Emprego do Paraná colocou 1.958 trabalhadores deficientes no mercado formal de trabalho em todo o Estado, no período de janeiro a setembro de 2007. O resultado é 24,1% maior que o alcançado em igual período do ano passado, quando 1.578 pessoas conseguiram um novo posto de trabalho com a intermediação das Agências do Trabalhador.

Os dados são da coordenação estadual do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD), desenvolvido com a missão de intermediar trabalhadores com deficiência dentro do âmbito do Sistema Público de Emprego. Acompanhando o aumento estadual, os relatórios da Agência do Trabalhador de Cascavel apontam que, no município, 217 vagas foram preenchidas através do programa. Com o desempenho 21,2% maior do que o realizado nos nove primeiros meses de 2006, a Agência de Cascavel passa a ser a segunda melhor no ranking de colocação de pessoas com deficiência no Estado.

A intermediação de trabalhadores com deficiência, feita pelas Agências do Trabalhador através do PPD, auxilia empresas no preenchimento das vagas destinadas ao cumprimento da Lei 8.213, que determina a contratação de 2% a 5% de deficientes, em todas as empresa com mais de 100 funcionários.

Antonio Carlos Koslowski, um dos coordenadores do PPD em Cascavel e também deficiente físico, acredita que o crescimento alcançado no número de colocações se deve à soma de diferentes ações, como a intensificação dos trabalhos na Agência do Trabalhador, aumento da fiscalização, por parte dos órgãos públicos, na aplicação da Lei de Cotas, e a consciência da população. “A atuação política das próprias pessoas com deficiência de Cascavel, que estão mais organizadas para lutar por seus direitos, com certeza também contribui para o aumento”, destaca o coordenador.

De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador de Cascavel, Iliane Magnabosco Piaia, a instituição se consolida como o principal órgão de intermediação de trabalhadores com deficiência de Cascavel e região, servindo como auxílio às empresas que necessitam cumprir a cota legal de PPDs. “A equipe do programa, quando necessário, faz o acompanhamento das pessoas portadoras de deficiência que ingressam no mercado de trabalho, a fim de garantir que eles se adaptem e permaneçam empregados”, afirma Iliane.

Além de efetuar essa intermediação, a Agência de Cascavel, assim como as Agências do Trabalhador de todo o Estado, oferece um trabalho de mapeamento para as empresas. São realizadas análises sobre a função, atividades e condições de acessibilidade dos locais de trabalho, para a indicação dos tipos de deficiências, e também para possíveis adaptações a serem feitas na empresa.

Programas - O Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda é o conjunto de programas direcionados para o trabalho. Uma delas é a intermediação entre trabalhadores interessados em uma vaga e os empresários que oferecem empregos. Os serviços são oferecidos gratuitamente aos trabalhadores e empresários, por meio de parceria entre os governos federal, estadual e municipal.

No Paraná, o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda chega ao cidadão através das Agências do Trabalhador. Ao todo, 245 agências estão instaladas em municípios de todas as regiões do Estado. Mais informações sobre o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência podem ser acessadas no site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (www.setp.pr.gov.br) ou nas Agências do Trabalhador.


AEN
Foto: SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado