Esporte

Luta Olímpica ganha força e busca resultados no Pan 2007
18-02-2007 11:38

Ainda pouco conhecida da população brasileira, a Luta Olímpica no Brasil está se fortalecendo a cada dia e será uma das modalidades que vai brigar por medalhas nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Entre os progressos estão a possibilidade de utilização do Centro de Alto Rendimento do Centro-Oeste, a concessão de Bolsa Atleta e, mais recentemente, o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Com isso, a expectativa é aumentar o número de medalhas de Santo Domingo, em 2003.

Ligada a Confederação Brasileira de Lutas Associadas, a Luta Olímpica é dividida nas modalidades Estilo Livre, disputada nas categorias masculina e feminina, e Greco-Romana, disputada apenas por homens. A diferença das duas é a utilização dos membros. No Estilo Livre, são usados os braços e as pernas, e na Greco-Romana, apenas os braços.

A preparação da seleção brasileira de Luta Olímpica começou em maio do ano passado, quando a seleção treinou no Centro de Alto Rendimento do Centro-Oeste, localizado no SESI de Taguatinga (DF). O Centro foi criado pelo Ministério do Esporte para atender às demandas de atletas das regiões de Brasília, Mato Grosso, Goiás e também para receber seleções de diversos esportes.

Outra ajuda que a Luta Olímpica recebe do Ministério do Esporte é o beneficio de sete bolsas do programa Bolsa Atleta. Com uma Olimpíada na bagagem, uma medalha de prata nos jogos Pan-Americanos de San Domingo e doze títulos nacionais, o carioca Antoine Jaoude é um dos bolsistas. Ele espera que a preparação e apoio que o esporte tem recebido se transforme em sucesso nas competições do Pan 2007. “Espero que o Brasil traga muitas medalhas, não importa se de ouro, prata ou bronze” afirmou.

Apoio

No inicio do mês, a Caixa Econômica Federal anunciou a assinatura de contrato de patrocínio com Confederação Brasileira de Lutas Associada (CBLA) no valor de R$ 300 mil. Com o apoio os atletas vão receber infra-estrutura para participarem do Pan 2007.

Para a presidente da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, incentivar o esporte é uma das manifestações de apoio de uma instituição pública. “A CAIXA investe no esporte desde a sua base com a inclusão de jovens atletas, na busca de novos talentos até o apoio aos já consagrados ”, afirma a presidente.

Rafael Moura/Ministério do Esporte
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado