Esporte

Ministro diz que é preciso aumentar número de atendidos pelo programa Bolsa Atleta
13-07-2007 16:08

Brasília - O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que é preciso aumentar o número de atletas atendidos pelo programa Bolsa Atleta. A delegação brasileira que vai disputar os Jogos Pan-Americanos, entre hoje (13) e o próximo dia 29 no Rio de Janeiro, conta com 87 atletas bolsistas dentre os 659 classificados, ou seja, 13,2% do total. A maior parte dos competidores que recebem o benefício do programa Bolsa Atleta é de modalidades com pouco patrocínio, mas os atletas com bolsas estão presentes em 31 das 44 modalidades da competição, ou seja, 70,5%.

“Esse é um número que vai crescer muito. O programa funciona há dois anos. Em Pequim [onde será realizada a Olimpíada de 2008] temos que ter um pouco mais", disse Orlando Silva, em entrevista à Rádio Nacional, da Radiobrás.

Ele destacou que ninguém está imaginando que em dois anos de atuação do programa metade da delegação brasileira recebesse o Bolsa Atleta, mas afirmou é preciso continuar com o programa e ampliar o financiamento, "de modo que possamos apoiar mais atletas”.

Orlando silva revelou que, ainda no planejamento do percurso de revezamento da tocha do Pan, foi feito “um esforço para nacionalizar os jogos”. Ele negou que comunidades carentes, no Rio de Janeiro, tenham ficado de fora da participação nos eventos. “É falso dizer que ela [a tocha ] não passou em comunidades populares, porque aqui no Rio por exemplo, ela passou pela Baixada Fluminense, que não é uma região muito rica do Brasil”, argumentou.

Seguindo o ministro, os produtos vendidos nos jogos, considerados caros para a população pobre, têm o objetivo de arrecadar receita privada para financiar o Pan. “Essa não é uma forma de inclusão social. O que estamos fazendo é criar oportunidade para que as pessoas tenham acesso ao esporte, sobretudo na escola. Desse modo, sim, podemos fazer a inclusão social através do esporte, não com venda de produtos, disse.

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado