Esporte

Recordista de medalhas dá melhor resultado para Brasil na história Pan-Americano
25-07-2007 11:37

Brasília - Hugo Hoyama tornou-se o brasileiro com o maior número de medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Na final por equipes de tênis de mesa contra a Argentina, hoje (24), a equipe brasileira – contando com Hoyama – venceu por 3 a 2. Ao subir nove vezes no lugar mais alto do pódio, o mesa-tenista ultrapassou o ex-nadador Gustavo Borges que tem oito conquistas. O resultado também marca o 30º ouro do Brasil no Pan do Rio de Janeiro, batendo o recorde de 29 medalhas de Santo Domingo, em 2003. É o melhor desempenho da delegação brasileira no histórico da competição.

No continente americano não há um único atleta na sua modalidade que tenha conquistado tantas medalhas de ouro como Hugo Hoyama. No total, foram 14 medalhas – contando com a de hoje. Seu primeiro Pan foi em Indianápolis (EUA), em 1987, quando tinha 18 anos. Em seu sexto Pan e com 38 anos, ele se despede da maior competição das Américas.

Desde 1999, no Pan de Winnipeg (Canadá), que o mesa-tenista brasileiro perdeu seu reinado individual na modalidade com a chegada de atletas chineses, que passaram a competir pela Argentina e pela República Dominicana. A partir daí, Hoyama passou a só contar com medalhas por equipes. Em recente entrevista, o mesa-tenista afirmou que pretende disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, antes de se aposentar.

O tênis de mesa é um esporte olímpico recente. A modalidade foi disputada pela primeira vez em uma Olimpíada em 1988, em Seul. No Pan, a estréia aconteceu em 1979, em San Juan. O melhor resultado do Brasil em uma Olimpíada foi em Atlanta, em 1996, com um nono lugar conseguido por Hoyama.

Mais cedo, o Brasil teve outra chance de bater seu recorde de medalhas de ouro. Na despedida da ala Janeth, de 38 anos e 21 anos de seleção, e do técnico Antônio Carlos Barbosa, 62 anos e desde 1996 no posto, o basquete feminino brasileiro acabou derrotado (79 X 66) pela seleção dos Estados Unidos, na Arena Multiuso, e conquistou a medalha de prata. O jogo decisivo entre as duas únicas equipes invictas na competição foi bastante disputado até o último quarto, quando as americanas conseguiram abrir no placar.

Entre os esportes que ainda podem trazer mais medalhas de ouro para o Brasil até do final do Pan estão o futebol feminino, vôlei masculino, iatismo, boxe, futsal e maratona masculina.

José Carlos Mattedi
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado