Esporte

René Simões fala do futebol feminino
02-10-2007 12:21

René Simões, técnico líder da Série B com o Coritiba, fala de sua experiência com o futebol feminino e do que a categoria precisa.



O técnico René Simões, expõe seus pensamentos a respeito do futebol feminino, cujo posto ocupou com muita honra no ano de 2004. Uma de suas sugestões é a realização de campeonatos estaduais ( clicar nos links ao final deste texto).



- Antes, porém, um retrospecto de sua trajetória atual, pois no dia 06 de junho desembarcou em Curitiba para assumir tecnicamente a equipe coxa-branca, cujo maior objetivo é retornar à Primeira Divisão neste ano de 2007.



De jogo em jogo, com os pés no chão, quer dizer, sem comemorações antecipadas e com muita humildade, desde a sua chegada no Alto da Glória foi conquistando com o seu grupo, aos poucos, a liderança da competição - 52 pontos, em 27 jogos; agora líder isolado da Série B, distanciado em 6 pontos do segundo colocado, o vice-líder, o Ipatinga. Com um show da torcida coxa-branca à parte, todos integrados e com um único objetivo, o retorno à Série A.



Mas, voltando ao assunto futebol feminino, antes de assumir tecnicamente o Coritiba entre o retorno do Irã, no final de dezembro de 2006, e durante três meses, Simões recolheu-se para a concretização de um dos seus maiores sonhos, até então. O sonho era transformar em livro a sua experiência junto a Seleção Brasileira de futebol feminino, quando a dirigiu nas Olimpíadas de Atenas.



Para a felicidade do técnico René Simões o sonho transformou-se em realidade e coroado com sucesso através do lançamento do seu primeiro livro em 7 de maio na cidade do Rio de Janeiro, onde autografou sua primeira obra literária, intitulada "O dia em que as mulheres viraram a cabeça dos homens" da Qualitymark Editora; doaçao da renda da venda do livro para o "Hospital Mário Kroeff" no Rio de Janeiro http://www.mariokroeff.org.br/corpo1.htm



A obra não foi um simples capricho do autor, sim, o verdadeiro relato de quem esteve lá, minuto a minuto; sentiu na pele a discriminação, as jogadoras como jogadoras, ele como técnico de futebol feminino, um grande desafio, até então nunca acontecido na vida de René Simões desta forma. E, dia-a-dia, superando obstáculos, conquistaram para o Brasil uma feito inédito, a medalha de prata com gosto de ouro, visto as condições ofertadas.



O time foi vice-campeão olímpico com 4 vitórias:

1 x 0 Austrália,

7x 0 Grécia,

5 x 0 México ,

1x 0 Suécia e dois jogos contra as norte-americanas comprovando o progresso. Na 1ª. fase, uma derrota por 2 x 0, com domínio do primeiro tempo; na final a derrota por 2 x 1 na prorrogação, jogando melhor e sendo prejudicado pela arbitragem.



Anterior a este fato inédito para o futebol feminino, as conquistas foram resumidas em:

Pan-Americanos

Uma medalha de ouro em Santo Domingo 2003



Mundial

Quartas-de-final 2003

3º.lugar em 1999 EUA

Primeira fase em 1995 Suécia

Primeira fase em 1991 China



Olimpíadas:

Sydney 2000 4º.lugar,

Atlanta 1996 4º. Lugar



Recentemente, lá foram novamente as brasileiras, desta feita, a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2007, realizado na China entre 10 e 30 de setembro, vencida pela Alemanha, após derrotar o Brasil na final por 2 x 0. No ar ficou o sentimento de dor das brasileiras; muito maior do que a perda do título, a falta de incentivo. Podemos dizer que chegaram até longe demais com o pouco que tem.



Simões foi procurado pela imprensa para falar do que muito conhece e o comove; e assim registramos duas reportagens recentes, que dão uma idéia da enormidade de apoio que a Seleção Brasileira de Futebol feminino precisa. Só será feliz o dia em que os brasileiros realmente a assumirem, e não terem vergonha em confessar que as mulheres também jogam futebol, e muito, prova disso é que temos a melhor do mundo, Martha, aliada às outras com igual valor. Estas heróicas mulheres deram o máximo de si neste mês de setembro de 2007. As lágrimas estão, mais do que na vez passada, difíceis de serem contidas, ora de alegria, ora de dor, pois os anos passam e a falta de apoio continua, quase total. Ao menos para quem dá o devido valor, o título de vice é como se fosse de campeão, pois só elas sabem o que tiveram que superar para consegui-lo.



Acompanhe as mais recentes declarações de René Simões sobre o assunto: http://www.coxanautas.com.br/noticia.phtml?id=15927 e http://www2.uol.com.br/futebolpr/selecao/selecao.shtml


Ruthe Precoma
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado