Internacional

Ao final da Cúpula de Santiago, um pedido pelo fim do bloqueio contra Cuba e um bate-boca
11-11-2007 00:55

Mylena Fiori
Enviada especial

Santiago (Chile) - Líderes de 22 países ibero-americanos pedem o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba. O apelo está em um comunicado especial da 17ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, encerrada hoje (10), em Santiago.

“Pedimos ao governo dos Estados Unidos da América que cumpra o disposto em 16 sucessivas resoluções aprovadas na Assembléia Geral das Nações Unidas e ponha fim ao bloqueio”, diz o documento. “Reafirmamos, uma vez mais, que em defesa do livre intercâmbio e da prática transparente de comércio internacional, é inaceitável a aplicação de medidas coercitivas unilaterais que afetam o bem-estar dos povos e obstruem os processos de integração”, afirmam os mandatários da América Latina e Península Ibérica.

Como em cúpulas anteriores, os líderes aprovaram comunicado especial reafirmando também a necessidade de retomada, pelos governos da Argentina, Reino Unido e Irlanda do Norte, das negociações sobre as Ilhas Malvinas para que se resolva o mais rápido possível a disputa de soberania sobre a região – atualmente sob domínio britânico.

Os governantes aprovaram, ainda, declarações específicas de apoio à luta contra o terrorismo; solidariedade aos governos do México, Cuba, Nicarágua, Haiti, Honduras, Venezuela, República Dominicana e Peru pelos recentes desastres naturais; de apoio à convocação de uma conferência internacional sobre os povos indígenas e preservação das línguas indígenas; e um comunicado proclamando 2008 como “ano ibero- americano da juventude. O tema da 18ª cúpula, no ano que vem, em El Salvador, será Juventude e Desenvolvimento.

O encontro terminou em bate-boca envolvendo os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Nicarágua, Daniel Ortega, e da Espanha, José Luiz Zapatero.

Ontem, em sessão plenária, Chávez havia chamado de fascista o ex-presidente espanhol José Maria Aznar. Hoje, na sessão de encerramento, repetiu a crítica e disse esperar que seu “amigo” Zapatero não se ofendesse. Mas Zapatero se ofendeu e pediu respeito, alegando que o ex-mandatário foi eleito legitimamente pelo povo. Pediu ainda a adoção de uma norma de conduta que imponha respeito aos atuais e ex-governantes ibero-americanos.

Chávez tentou responder e o rei da Espanha, Juan Carlos, mandou-o calar a boca. Ortega pediu a palavra e chamou os espanhóis de gângsteres, acusando-os de conspirar com o governo norte-americano contra sua eleição. Juan Carlos se retirou.

Após o encerramento, indagada sobre o incidente, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse apenas que a discussão explicitou a diversidade dos países ibero-americanos. “Em nossa região, há diversidade na visão das coisas, há diversidade no estilo que pleiteamos as coisas, há diversidade na maneira de expressarmos muitas coisas”, ponderou.

Ela ressaltou ainda que essa foi a primeira Cúpula Ibero-Americana com sessão reservada para debates – nos anos anteriores, havia apenas plenárias nas quais cada governante fazia uma curta exposição. “Na sessão reservada, foram debatidos muitos temas com paixão, entusiasmo, com a diversidade que existe em nossa região”, reiterou.



POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado