Internacional

Bacia leiteira do Paraná será uma das melhores do mundo
08-02-2007 11:19

Em visita ao Show Rural de Cascavel, nesta quarta-feira (7), o governador Roberto Requião anunciou a adoção de uma série de medidas que vão transformar a bacia leiteira do Paraná em uma das melhores do mundo. “A idéia é fazer com que o controle de qualidade da bacia leiteira do Paraná seja semelhante à do Canadá”, disse Requião, ao se referir à iniciativa de um país vanguarda no setor.

Para isso, explicou, o governo do Estado vai desenvolver ações como a compra de matrizes e embriões e, ainda, a implantação de laboratórios e a organização das associações de produtores. “Vamos reformular a ração com base na análise do leite e fazer o controle de bactérias. Com isso, melhoraremos a qualidade do leite produzido no Paraná. Vamos acabar com o latão”, acrescentou.

O governador também informou que o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – analisa a possibilidade em financiar a construção de uma fábrica de leite em pó no Sudoeste do Paraná ou na região de Castro, considerados dois pólos leiteiros.

Show Rural – Considerado um evento educativo de difusão de tecnologia agropecuária, dirigido a produtores rurais do país e exterior, o Show Rural é organizado e executado. A mostra segue até sexta-feira (9) reunindo cerca de 300 expositores, 5 mil parcelas experimentais e demonstrativas e 3,5 mil profissionais do setor. A expectativa é que este ano o evento venha a receber cerca de 140 mil visitantes.

O show apresenta diversas tecnologias que possibilitam aliar o uso racional do solo e da água à necessidade de elevação da produtividade e aumento da renda do produtor. Manejo de pastagens para alimentação de bovinos, integração lavoura-pecuária, rotação de culturas, manejo de solo, adubação, biotecnologia, agricultura de precisão são alguns temas em destaque.

Na vitrine da tecnologia, a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária expõe 14 cultivares de soja convencional, 8 de soja RR e 4 de soja para alimentação humana. Os novos cultivares apresentam alto potencial de rendimento e resistência às principais doenças da soja. É o caso da BRS 184, indicada para a safrinha no sistema convencional, por causa de seu ciclo precoce e da boa produtividade. Na vitrine da tecnologia, também estão expostas variedades de girassol, milho, sorgo, feijão, amendoim, gergelim, algodão e pastagem.

Entre os tratores e máquinas em exposição destaque para o velho trator da década de 30, forjado a ferro bruto, e o moderno trator modelo 2007 com ar condicionado. Também tem atraído a atenção dos visitantes a estação exclusiva voltada ao biodiesel. No Paraná, apenas soja e algodão têm cadeia de produção consolidada. As outras oleaginosas ainda exigem mais pesquisa.

Agência Estadual de Notícias
Foto: Everson Bressan-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado