Internacional

Como presidente do Mercosul, caberá a Lula estabelecer estratégia para o bloco, diz embaixador
20-07-2006 18:34

Córdoba (Argentina) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da 30ª reunião do Conselho do Mercado Comum e Cúpula dos Presidentes do Mercosul com o objetivo de estabelecer o plano estratégico do Mercosul. A informação é do subsecretário de América do Sul do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), embaixador Jose Felício. Amanhã (21), Lula assume a presidência do bloco econômico por seis meses.

José Felício afirma que o bloco “está vivendo um momento de menor velocidade, ou seja, há problemas e até redução de exportação de alguns países menores no Mercosul”. Esta é a principal queixa do Uruguai e do Paraguai, os dois países mais pobres do bloco. As exportações uruguaias para o Brasil, por exemplo, já chegaram a US$ 1 bilhão e hoje não passam de US$ 500 milhões.

“São distorções que existem e vão ser corrigidas”, afirma Felício. “O mais importante é ter uma visão de mais longo prazo e aproveitar o ingresso da Venezuela, que faz do Mercosul um bloco muito mais poderoso, inclusive no ingresso de um movimento financeiramente muito sólido.” Segundo ele, os presidentes vão discutir uma estratégia nesse sentido “e preparar a presidência brasileira”.

Alessandra Bastos
Enviada especial
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado