Internacional

Decisão da Bolívia foi um ''golpe profundo'' na política externa brasileira, avalia professor
03-05-2006 18:18

Rio - A decisão do presidente da Bolívia, Evo Morales, de nacionalizar as reservas de gás natural do país e de fazer a ocupação militar em 53 instalações petrolíferas da iniciativa privada, atinge diretamente a política externa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é do professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense Williams Gonçalves.

Segundo ele, a política externa brasileira tem como objetivo promover a integração da América do Sul, incluindo setores estratégicos como energia, transportes e comunicações. "Esse ato de nacionalismo extremado de Evo Morales é um golpe profundo na política externa do presidente Lula. Em sendo assim, ela acende o debate interno, porque muito da indignação que divide a sociedade brasileira naqueles que se manifestam há a preocupação legítima com os negócios, de como ficará o preço do gás", disse em entrevista hoje (3) ao Programa Notícias da Manhã da Rádio Nacional.

Embora haja uma preocupação econômica imediata, o professor acredita que tudo poderá ser resolvido com uma negociação entre os dois países. "Porque se o Brasil precisa do gás para a sua economia funcionar, a Bolívia também precisa vender. Eles não podem, simplesmente, trancar tudo e sentar em cima. O país é muito pobre e depende da venda", observou.

Na opinião dele, a decisão boliviana também acabou por acender uma discussão política no Brasil, pelo fato de este ser um ano eleitoral. "A política externa é um diferencial importante. Por isso a oposição já começou a bater no presidente Lula, culpando-o por tudo", afirmou. "Isso é uma injustiça, porque não foi o governo Lula que promoveu essa dependência energética com a Bolívia, foi no governo passado, de Fernando Henrique Cardoso. Mas, em termos de debate de campanha eleitoral, todos vão centrar as suas baterias contra o Lula", acrescentou.

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado