Internacional

Declaração de Lula e Zapatero destaca reforma da ONU e biocombustíveis
17-09-2007 16:44

Madri (Espanha) - Presidente Lula e o presidente da Espanha, José Luis Zapatero, durante encontro no Palácio de Moncloa, em Madri


Brasília - A declaração conjunta do presidente Lula e do presidente do governo espanhol, José Luis Zapatero, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), registra que os dois países reafirmaram valores comuns sobre o fortalecimento da democracia, o respeito aos direitos humanos, a defesa da paz e a promoção do desenvolvimento com justiça social. Os dois presidentes ainda manifestaram satisfação pela participação do Brasil no Grupo de Amigos da Aliança das Civilizações.

“Os dois mandatários reafirmaram a convicção de que somente um sistema internacional eficaz, legítimo e representativo poderá fazer frente aos desafios globais existentes”, diz nota. Os presidentes recordaram a necessidade de avanços que completem o processo de reforma e revitalização da Organização das Nações Unidas, incluindo a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança e reafirmaram a necessidade de conclusão da Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Lula e Zapatero concordaram com a importância das relações União Européia-América Latina e Caribe e “manifestaram a disposição dos governos do Brasil e da Espanha de revitalizá-las, tendo em vista a próxima Cúpula que se realizará em Lima, nos dias 16 e 17 de maio do próximo ano”.

Os dois destacaram a sintonia entre seus governos sobre cooperação para o desenvolvimento e na luta contra a fome e a pobreza. E também ressaltada a experiência do Brasil na área dos biocombustíveis e da Espanha em energia eólica e solar. Os presidentes expressaram o interesse de aprofundar a cooperação bilateral nessas áreas.

Em matéria de energia, ambos concordaram em que a segurança do abastecimento, o uso eficiente e a economia de energia constituem temas essenciais da agenda mundial do século XXI e destacaram a necessidade de melhorar a eficiência do consumo de energia mediante processos mais sustentáveis de produção e consumo, inclusive como contribuição positiva ao combate à mudança do clima.

“Nesse sentido, comprometeram-se a cooperar para diversificar a matriz energética, por meio do aumento da utilização de energias renováveis, incluindo os biocombustíveis”, afirma nota do Itamaraty.

Ainda de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Lula e Zapatero , “tendo presente as intensas relações entre o Brasil a Espanha e na área agrícola”, determinaram a revisão e a ampliação do Protocolo de Entendimento na Área de Segurança Sanitária e Fitossanitária de Produtos de Origem Animal e Vegetal, para, entre outros objetivos, aprofundar a cooperação técnica entre os dois países.

Segundo o Itamaraty, a Espanha é hoje, em termos de estoque, o terceiro maior investidor estrangeiro no Brasil, com mais de US$ 15,5 bilhões de capital investido.


Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado