Internacional

Empresa fará recall de brinquedo suspeito de ter substância tóxica
13-11-2007 10:25

Brasília - A empresa Long Jump informou nesta segunda-feira (12) ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça que iniciará um processo de recall do brinquedo Bindeez. Os exemplares vendidos nos Estados Unidos, Canadá e Austrália causaram a intoxicação de crianças.

O procedimento de recall começa com um alerta a ser publicado em rádio, televisão e jornal impresso para pedir aos pais que retirem preventivamente o brinquedo do alcance das crianças. A informação deve estar na imprensa a partir de quarta-feira (14). Inicialmente não será feito o recolhimento do produto.

O advogado da Long Jump, Marcelo de Campos Mendes Pereira, disse em entrevista à Agência Brasil que detalhes técnicos vão ser definidos amanhã (13): “Temos reunião agendada com os diretores da empresa para definir os parâmetros do recall”.

A coordenadora-geral de assuntos jurídicos do DPDC, Maria Beatriz Salles, informou que a distribuidora aguardará o resultado da análise técnica do Inmetro, que testará amostras para definir se recolhe o brinquedo. A análise do Inmetro deve demorar 15 dias.

“Não faz sentido que antes de uma definição sobre o perigo desse lote, o consumidor seja instado a levar o produto até a loja e trocá-lo. É mais importante que o consumidor seja informado e depois de novo informado sobre o resultado do laudo”, esclareceu Maria Beatriz Salles.

Também segundo a coordenadora-geral, o DPDC vai investigar se há indicio de que a empresa cometeu infração ao Código de Defesa do Consumidor. Se for comprovada irregularidade, a Long Jump responderá a processo administrativo e poderá pagar até 3 milhões de Ufirs em multa, cada Ufir vale R$ 1,0641.

O DPDC convocou os representantes da Long Jump para prestar esclarecimentos depois que se comprovou que brinquedos vendidos nos Estados Unidos tinham a substância tóxica GHB, conhecido como ecstasy líquido.

A Long Jump não informou a quantidade de brinquedos Bindeez vendidos no país e esclareceu ainda que o lote vendido no Brasil é diferente do distribuído no exterior. O Inmetro retirou o Bindeez das lojas na semana passada.

Gislene Nogueira
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado