Internacional

Falta de acordo em Doha vai prejudicar países menores, diz Lula
26-07-2008 13:10

Elaine Patricia Cruz
Enviada especial


Lisboa - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (26), em Lisboa, que a falta de um acordo na rodada de Doha não vai ser um grande problema para o Brasil, mas vai afetar, principalmente, os países mais pobres da América Latina e da África. Apesar dos problemas na negociação, o presidente voltou a dizer neste sábado que ainda acredita no fechamento de um acordo na Rodada Doha.

“Você terá os países mais pobres sem mercado para vender os seus produtos agrícolas e, o mais grave, num momento em que se vive uma crise de alimentos, com os países mais pobres sem incentivo para produzir alimentos. Isso é que é um grande problema”, disse o presidente, após participar de uma cerimônia de inauguração de duas fábricas da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) em Portugal. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural do Belém, em Lisboa.

Segundo o presidente, a falta de acordo vai afetar os países menores, “que precisariam de flexibilização do mercado europeu e do fim dos subsídios americanos” para colocar seus produtos nesses mercados.

“O mundo rico precisa compreender que liberdade de comércio livre significa não apenas eles quererem vender. Significa eles terem disposição de comprar”, afirmou.



POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado