Internacional

Foguete que levará brasileiro ao espaço já está na plataforma de lançamento
28-03-2006 20:16

Baikonur (Cazaquistão) – Dezenas de pessoas acompanharam a abertura das portas onde são montados, ou integrados, os foguetes Soyuz, que levarão o astronauta brasileiro ao espaço.

O foguete saiu do edifício, de altura equivalente à altura de um prédio de dez andares, deitado sobre um vagão especial, puxado por duas locomotivas, e começou o percurso exatamente às 7 horas da manhã, horário local.

Foi nessa mesma essa hora que um foguete R-7, precursor dos modernos Soyuz, deixou o centro de integração no dia 12 de abril de 1961 para levar o russo Yuri Gagárin ao espaço. Estava escuro, ainda, quando o Soyuz deixou o hangar sob a luz de holofotes e dos flashes das câmeras fotográficas.

Atualmente, a plataforma de lançamento de onde partiu o R-7 há 45 anos tem o nome hoje de Yuri Gagárin. Às 8h29 do próximo dia 30 (23h29 da quarta-feira 29, segundo o horário oficial de Brasília), o astronauta brasileiro Marcos César Pontes vai partir dessa mesma plataforma.

Os russos da empresa Energia atribuem a ela um forte valor simbólico e prático. "É a mais experimentada base em atividade no mundo", diz, por exemplo, o coronel Serguei Keresiov. "Daqui já partiram mais de 400 vôos espaciais".

Keresiov fez as afirmações em frente a um pequeno monumento em homenagem ao Sputnik, o primeiro satélite a entrar em órbita, em 1957. O monumento, exibindo uma réplica do satélite (que era uma esfera de metal de apenas 20 centímetros de diâmetro), está situado bem próximo ao foguete Soyuz.

Já em posição vertical, assentado na plataforma Yuri Gagárin, o Soyuz começa a ser preparado para a contagem regressiva: técnicos enchem os tanques com 200 toneladas oxigênio líquido e querosene, os combustíveis que usa.

*A viagem do enviado especial é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério de Ciência e Tecnologia.


Flávio Dieguez
Enviado especial
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado