Internacional

Governadores e senador paraguaios visitam o Paraná em Ação em Guaíra
05-05-2008 12:20

Uma comitiva paraguaia liderada por governadores de três departamentos (estados) e um senador visitou neste sábado (3) o pavilhão do Programa Paraná em Ação, no Centro Náutico Recreativo Marinas, em Guaíra, (Oeste do Estado). O grupo foi conhecer o programa, que deve ser levado ao Paraguai após assinatura de convênio entre o governador Roberto Requião e o presidente eleito Fernando Lugo em reunião prevista para ser realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

“O Paraná em Ação é uma experiência interessante que pode ser replicada no Paraguai. A feira é um bom exemplo de participação popular que pode alcançar sucesso também em nosso país. Essa transferência de conhecimento será importante para o presidente eleito Fernando Lugo”, disse o senador eleito Luiz Alberto Wagner.

Wagner acredita que o Paraguai “só tem a ganhar” com a ampliação do intercâmbio com o Paraná. “O Paraná pode nos ajudar muito neste momento de transição no Paraguai, pois tem experiência em políticas voltadas aos pequenos agricultores e empresários”, argumentou. Lugo assume a presidência em 15 de agosto.

Na visita, um exemplo de como um evento como o Paraná em Ação pode fazer a diferença a partir de orientações simples. O governador do Departamento de San Pedro, José Ledesma, explicou que sua região é a maior produtora de bananas do país. Os produtores, entretanto, ainda não aprenderam a agregar valor a seu produto, fabricando doces, geléias, balas, passas ou artesanato com a folha e a fibra da bananeira. Tais produtos, cuja fabricação é aprendida em oficinas do Paraná em Ação, e estão à venda na feira de serviços públicos e cidadania do Governo do Paraná.

Após a visita da comitiva paraguaia ao Paraná em Ação, será definida a agenda de serviços que serão prestados no Paraguai. Em seguida, o presidente eleito Fernando Lugo, o senador Luiz Alberto Wagner e os governadores eleitos Carlos Amarilla (Departamento Central), Milsiades Dure (Cordilheiras) e José Ledesma devem se reunir com Requião para a assinatura de convênio.

EDIÇÃO PILOTO – O cônsul-geral do Brasil em Cidade do Leste, Antonio Fernando Cruz de Mello, acompanhou a comitiva paraguaia na visita ao Paraná em Ação e disse estar confiante na extensão do programa ao Paraguai. “Isso atenderia não apenas os quase 400 mil brasileiros e descendentes que vivem lá, mas todo o povo paraguaio, especialmente os mais carentes”, falou.

“É por isso que recebemos esta comitiva, que veio examinar as condições, a abrangência e o modo de fazer um programa como o Paraná em Ação. É simbólico que o governador eleito de San Pedro, onde o chefe da Igreja era o presidente eleito Fernando Lugo, esteja aqui. Os dois são muito amigos e devem trocar experiências sobre essa visita”, disse Mello.

O diplomata brasileiro sugeriu a realização de uma edição piloto do Paraná em Ação em solo paraguaio, para que se conheça a importância do programa para a população de baixa renda. “Esta seria uma contribuição importante do Paraná ao país nesta fase de transição de governos”, afirmou.

O cônsul do Paraguai em Guaíra, Mario Gonzalez Cardozo, conheceu o programa Paraná em Ação em 2007, durante a 31.ª Festa das Nações. “Acho o programa excelente, principalmente para os municípios de fronteira, como é o caso de Guaíra. Nessa região, existe um número enorme de brasileiros e descendentes sem documentos. Levar o programa para o Paraguai, bem coordenado com nossas leis e instituições, é uma grande idéia”, explicou.

“O Itamaraty destacou o Consulado Geral do Brasil em Cidade do Leste como referência no atendimento aos brasileiros imigrantes. Numa reunião bilateral que aconteceu no final do ano passado, em Foz do Iguaçu, o Governo do Paraná foi convidado a levar sua experiência ao povo paraguaio com o Paraná em Ação. Agora, já não pensamos em levar apenas alguns serviços, mas toda nossa experiência”, disse o coordenador geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho.

AEN
Foto Jorge Woll./ SECS.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado