Internacional

Lula pede que Chávez e Uribe superem desentendimentos e retomem negociações
16-01-2008 10:28

Havana (Cuba) - Presidente Lula concede entrevista coletiva na residência oficial da Embaixada Brasileira


Havana (Cuba) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje (15) aos presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Álvaro Uribe, da Colômbia, que parem de fazer "cara feia um para o outro". O mais importante neste momento, segundo Lula, é o diálogo para libertação dos demais reféns em poder dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Quando você assume o papel de chefe-de-Estado, você tem que pensar nos interesses coletivos e nunca nos interesses pessoais. Acho que é isso que norteia tanto a cabeça do Chávez quanto a cabeça do Uribe", disse Lula durante sua visita a Havana, capital de Cuba.

Ontem (14), em cerimônia de posse do novo presidente da Guatemala, Lula conversou bastante com Chávez que estava sentado a seu lado. Depois, levantou para abraçar e falar com Uribe. "O Brasil sempre estará disposto a contribuir para que haja harmonia entre os países da América do Sul", afirmou Lula.

O presidente frisou, no entanto, que o Brasil não fará nada sem a concordância de Uribe, pois respeita o resultado das urnas. Em dezembro, Chávez havia sido afastado por Uribe das negociações de paz. Na época, o presidente venezuelano foi acusado de negociar diretamente com o chefe das Farc sem o consentimento de Uribe.

Na semana passada, no entanto, Chávez intermediou a libertação da ex-candidata a vice-presidência da Colômbia Clara Rojas e da ex-deputada colombiana Consuelo González, que ficaram em poder das Farc por quase seis anos.

Mylena Fiori
Enviada especial
Foto: Valter Campanato/ABr
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado