Internacional

Ministro venezuelano diz que Chávez e Uribe devem se encontrar nos próximos dias
14-03-2008 18:12

Brasília - O ministro da Comunicação e Informação da Venezuela, Andrés Izarra, anunciou ontem (14) que o presidente Hugo Chávez, e o chefe de estado colombiano, Alvaro Uribe, concordaram em se reunir nos próximos dias. A relação entre os dois estava estremecida desde que integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) foram mortos em território equatoriano por integrantes do Exército da Colômbia..


De acordo com informações da Agência Bolivariana de Notícias (ABN), os governantes mantiveram diálogo “franco e ameno” em contato telefônico. Em comunicado oficial lido pelo ministro Izarra, as palavras foram de cooperação.

“Os presidentes estiveram de acordo em retomar o caminho das boas relações políticas, diplomáticas, econômicas entre Colômbia e Venezuela, ao mesmo tempo em que manifestaram sua disposição de cooperar para evitar as agressões de qualquer tipo contra a integridade de seus respectivos países”, ressalta o texto.


Desde que a morte de Raúl Reyes, um dos líderes das Farc, no Equador foi atribuída ao exército colombiano, as relações diplomáticas entre Chávez e Uribe ganharam tom áspero. O presidente da Venezuela criticou o colega, mobilizou o exército na área de fronteira entre os países e disse que o ato poderia ter iniciado uma guerra na América do Sul.

Na semana passada, durante a 20ª Cúpula do Grupo do Rio, em Santo Domingo, na República Dominicana, os chefes de Estado envolvidos na ação fizeram discursos de entendimento, encerrando os rumores de conflito.

Hugo Costa
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado