Internacional

Paraná será sede de encontro entre empresários do Brasil e de Portugal
15-06-2007 18:01

O Paraná vai sediar o 1º Encontro Luso-Brasileiro de Negócios em Biocombustíveis no Paraná (Lusobra) nos próximos dias 20 e 21. O evento, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-brasileira de Portugal (CCILB) e pela WYS International Business, tem apoio do governo do Estado e acontece no Cietep, em Curitiba. O Lusobra trará à capital diversos empresários portugueses interessados no setor de biocombustível, acompanhados por representantes do governo lusitano e da União Européia.

Empresas, indústrias, governos e instituições brasileiras interessadas em oportunidades de negócio e transferência de tecnologia também participarão do evento. A Fiep, por meio CIN, juntamente com a Seab, Tecpar/SET, BRDE, MDA/SAF, Abreu Advogados e da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios, também apoiam o evento.

O parceiro institucional é o Governo do Paraná. O evento também tem como patrocinadores a Itaipu Binacional, o Banco Banif Portugal, as empresas Iberol Portugal, Festo, Gvagro e o município de Sorriso (MT). Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas no site www.wysonline.com.br ou pelo telefone (41) 3262-5150.

França busca parceiros no ramo madeireiro

Ampliar as relações comerciais, prospectar novos negócios e identificar oportunidades de cooperação estratégica no ramo madeireiro são os objetivos comuns de empresários franceses da região de Bourgogne e paranaenses que reuniram-se nesta semana Rodada de Negócios, em Curitiba.

Promovida pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a Rodada deu início a contatos comerciais que podem render futuros negócios na área. “Estamos aqui para conhecer as oportunidades oferecidas pelos empresários do Paraná na área da madeira, onde o Estado tem grande potencial e capacidade”, disse o presidente da indústria francesa Vuillet S.A., Fernand Vuillet.

Além dos encontros individuais para troca de contatos, experiências e tecnologias, na sede da Fiep, os empresários franceses também tiveram a oportunidade de visitar algumas indústrias do ramo. “Fiquei impressionada com as plantações, reflorestamentos que vi a caminho de uma serraria. Isto me deixou muito contente, pois é coisa rara de se ver”, contou Claudette Vuillet, diretora da Vuillet S.A.

Do lado paranaense, as expectativas também são boas. Odenir José Kilante, proprietário da Madeireira Serpol, localizada em Rio Negro, acredita que o encontro traga novas oportunidades para ambas as partes. “Temos condições de oferecer o produto conforme a demanda solicitada”, afirmou.

As negociações entre Paraná e França não param no setor madeireiro. Vinícius Gasparetto, coordenador do CIN, informou que em 2006, “o Paraná foi o segundo Estado brasileiro que mais exportou para a França, gerando uma receita de cerca de US$ 350 milhões”.

Além de madeiras e artigos de marcenaria, o Paraná exporta resíduos sólidos, óleo e grãos de soja, acessórios para veículos, motores de explosão e fios de seda. “A gama de áreas que podem ser negociadas entre Paraná e França é grande e bastante diversificada. Há muitas possibilidades de negócios na área ambiental, de alimentos, eletroeletrônica, entre outras”, disse Gasparetto.

Escritório de Rhône-Alpes - Para dinamização dos negócios e consolidação da cooperação entre França e Paraná, a Fiep sedia um escritório de representação de Rhône-Alpes. O escritório está instalado no CIN, na sede da Fiep, em Curitiba, com atuação focada nas áreas de educação, biotecnologia, nanotecnologia, agroalimentar, automotiva, metalmecânica, tratamento do meio ambiente, plástico, farmacêutica e de produtos orgânicos.

O escritório, anunciado ao governador Roberto Requião por uma missão francesa, é um centro de oportunidades entre empresários paranaenses e franceses na geração de negócios, acordos comerciais e transferência de tecnologia e tem como atividade principal juntar as similiaridades de oferta e procura entre Rhône-Alpes e o Paraná.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado