Internacional

Secretaria da Agricultura leva Feira Sabores do Paraná ao Mercosuper
27-03-2008 12:01

A Feira Sabores do Paraná vai participar da edição Mercosuper 2008, evento supermercadista do Estado do Paraná. Para o coordenador da Feira, Abdel Naser, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o evento será uma oportunidade para que as agroindústrias paranaenses estabeleçam contato com novas opções de comercialização.

O Mercosuper 2008 será realizado entre os dias 30 de março a 1º de abril, no Expotrade Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). De acordo com Naser, as agroindústrias poderão firmar contatos e negócios com redes de supermercados menores e mais regionais que estão em localidades que facilita a logística para a entrega dos produtos.

Paralelamente ao Mercosuper, será realizada a Feira e Fórum do Complexo Agroindustrial Orgânico e de Biotecnologias, onde a Secretaria da Agricultura pretende divulgar, junto aos supermercados, o sistema de produção orgânico praticado no Estado.

Na Feira Sabores, vão participar cerca de 85 famílias de 40 agroindústrias familiares de todas as regiões do Estado, e ainda de uma associação de famílias de Araucária que vão expor o artesanato rural.

As famílias vão vender e divulgar produtos como queijos, salames, sucos, geléias, biscoitos, compotas, salgadinhos diversos, temperos, pastas e molhos, num total de 200 itens. No artesanato rural serão expostos cerca de 100 itens. Os produtos estarão expostos em gôndolas, semelhantes às existentes em algumas redes de supermercados que já comercializam os produtos da agroindústria paranaense. Haverá ainda um estande de café para degustação.

Outra atração da Feira Sabores será um espaço de 25 metros quadrados para comercialização e degustação de carnes nobres de cordeiro, avestruz, coelho, cordeiro e novilho precoce.

A Feira Sabores participa do Mercosuper desde 2003, quando foi firmada parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e a Associação Paranaense de Supermercados para exposição e venda de produtos da agroindústria familiar paranaense nas gôndolas dos supermercados.

Atualmente são 57 gôndolas instaladas em 25 redes de supermercados, sendo três de cooperativas, presentes em 23 municípios do Estado. Cada gôndola apresenta, em média, produtos de 20 agroindústrias com 100 itens produzidos nos municípios da região onde elas estão instaladas.

ORGÂNICA 2008 - Na Orgânica 2008, que também acontece entre os dias 30 de março a 1º de maio a Secretaria da Agricultura pretende incentivar os supermercados a investirem em produtos orgânicos não apenas porque são produtos livres de resíduos de agrotóxicos. O objetivo é vincular a rede de supermercados que vende produtos orgânicos à imagem de empresa que apóia a preservação ambiental, a agroindústria familiar e a maior geração de empregos no campo.

Ao vincular o nome da empresa a essas iniciativas, os supermercados estarão explorando um nicho diferenciado com muita repercussão entre os consumidores já sensíveis às causas sociais, defende Airton Brisolla, diretor-presidente do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

A produção de orgânicos provoca menos impacto ao meio ambiente e tem um foco social muito forte porque ao invés de aplicar um herbicida para matar as ervas daninhas, os produtores recorrem às técnicas de capina com a enxada e cultivadores que exigem a contratação de mão-de-obra no campo, explicou Brisolla.

Outro destaque da Secretaria na Orgânica 2008 será a exposição de uma gôndola refrigerada que irá demonstrar a apresentação ideal dos produtos orgânicos nos supermercados para que tenham mais visibilidade. Segundo o engenheiro agrônomo Maurício Lunardon, os supermercados que comercializam esses produtos costumam misturar os produtos convencionais, orgânicos e hidropônicos, sem qualquer diferencial para o consumidor.

Serviço:
Dia - 30/03 a 1º/04/08.
Local – Expotrade Pinhais.
Endereço – Rua João Leopoldo Jacomel, ao lado do hipermercado Carrefour.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado