Internacional

Secretário-geral da ONU promete acelerar debate sobre entrada do Brasil no Conselho de Segurança
08-06-2007 18:16

Heiligendamm (Alemanha) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, fala à imprensa após encontro com líderes da cúpula do G 8 formado pelos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia

Brasília e Berlim - O aquecimento global, a aspiração brasileira de integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas e a missão de paz no Haiti, liderada pelo Brasil, foram os temas do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário-geral da ONU,o sul-coreano Ban Ki-Moon, hoje (7), em Berlim.

Ao sair da reunião com Lula na residência da Embaixada do Brasil, o secretário-geral disse: “Isso [decisão sobre inclusão do Brasil no Conselho de Segurança] não depende de decisão minha, mas o que posso e vou fazer é acelerar a discussão dessa ambição do Brasil”.

Ban Ki-Moon também elogiou o trabalho das tropas brasileiras da força de paz no Haiti e ouviu do presidente Lula o pedido de apoio da ONU na área de infra-estrutura. Segundo ele, durante a conversa Lula falou sobre o uso do biodiesel e do etanol para frear a poluição e o aquecimento global.

Recentemente, a diplomata Maria Luiza Viotti, indicada para representar o Brasil junto às Nações Unidas, disse à Agência Brasil que os três temas tratados entre Lula e Ban Ki-Moon serão as prioridades do país para os próximos anos no âmbito da ONU.

Yara Aquino e Luiz Fara Monteiro
Repórteres da Agência Brasil e da TV Nacional
Foto: Marcello Casal Jr./ABr
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado