Internacional

Sociedade com estatal venezuelana em refinaria no Brasil deve sair em maio
27-03-2008 11:32

Recife - A Petrobras e a companhia estatal petrolífera venezuelana PDVSA firmaram ontem (26) “contrato de associação” que estabelece as bases de uma futura sociedade na Refinaria Abreu e Lima. A refinaria vem sendo construída desde setembro do ano passado apenas pela estatal brasileira. Os termos do documento não foram divulgados porque, segundo a Petrobras, estão protegidos por acordo de confidencialidade.

Ainda segundo informações da Petrobras, o contrato fixa a participação acionária de cada empresa – já definida em dezembro do ano passado em 60% para a Petrobras e 40% para a PDVSA. O documento também estabelece um prazo para a assinatura do estatuto social e do acordo dos acionistas. A data para a efetivação da sociedade também foi mantida em sigilo, mas, na tarde de hoje, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse que a expectativa é concluir a negociação dentro de dois meses.

Também conforme antecipado pelo executivo da petrolífera brasileira, a negociação ocorre em paralelo às conversações sobre a participação societária da Petrobras na exploração e produção de petróleo pesado no campo de Carabobo 1, na faixa do rio Orinoco, na Venezuela.


A Petrobras, no entanto, anunciou a redução de sua participação no empreendimento.

Inicialmente, a empresa brasileira exigia participação acionária inversa à prevista para a Refinaria Abreu e Lima – 40% para a Petrobras e 60% para a PDVSA. Em nota divulgada à imprensa, depois da assinatura do contrato de associação da refinaria no Brasil, a Petrobras informou que estuda uma participação de, no máximo, 10% em Carabobo. “Os estudos prosseguirão até a conclusão da licitação, anunciada pela PDVSA, dos 30% restantes de participação”, diz a nota.

O acordo foi assinado no palácio do governo de Pernambuco, depois de reunião de trabalho dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, da Venezuela. O encontro durou duas horas e meia. No encontro de hoje, além do acordo entre Petrobras e PDVSA, foram assinados outros sete acordos de cooperação nas áreas agrícola, industrial, de educação e de segurança alimentar.

Lula e Chávez visitaram juntos o canteiro de obras da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo portuário de Suape, a cerca de 40 quilômetros de Recife e também o centro de treinamento de mão-de-obra do Estaleiro Atlântico Sul. Agora à noite, os dois assistiram apresentação cultural de frevo e maracutu em frente ao palácio do governo pernambucano. O presidente Lula fica em Recife até a próxima sexta-feira (28).

Mylena Fiori
Enviada especial
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado