Meio Ambiente

Bombeiros atendem moradores de Curitiba assustados por tremor de terra
23-04-2008 16:42

O Corpo de Bombeiros atendeu na noite de terça-feira (23), em Curitiba, 20 chamadas referentes ao tremor de terra, que teve epicentro no litoral de São Paulo. O abalo foi mais sentido por moradores de prédios altos dos bairros Batel, Portão, Água Verde, Centro, Vila Isabel, Novo Mundo, Alto da XV, Juvevê, Boa Vista e Hauer. Nenhum caso grave foi registrado, apenas sustos.

De acordo com o professor de geologia aplicada da Universidade Federal do Paraná, Francisco José Fonseca Ferreira, no epicentro foi registrado 5,2 na Escala Richter, mas em Curitiba os efeitos foram mínimos.

Ele lembra que no Brasil a possibilidade um terremoto de grandes proporções é mínima porque o país está longe das duas grandes placas tectônicas, a leste a cadeia meso-oceânica, e a leste a cadeia andina.

Ferreira explica ainda que há duas maneiras para medir um terremoto. A primeira é pela magnitude com a Escala Richter, que varia de 0 a 9,5 (como exemplo o terremoto que atingiu o Chile, em 1960, na região de Valdívia, ao sul do país, e que provocou a morte de milhares de pessoas).

Outra forma é a intensidade sísmica com a avaliação do terremoto o que inclui visitas aos locais e entrevistas com as pessoas atingidas.


AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado