Meio Ambiente

Lojas do interior são vistoriadas para substituição de sacolas plásticas
15-04-2008 12:00

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos começou nesta segunda-feira (14) a vistoriar as lojas do interior do Paraná para orientá-las quanto à substituição das sacolas feitas com plástico convencional. A primeira parada foi em Londrina (região Norte do Estado), onde a equipe visitou mais de 300 lojas nos shoppings Catuaí e Royal Plaza.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o objetivo destas ações é chamar a atenção de lojistas e consumidores quanto à nocividade das sacolas convencionais ao meio ambiente. “E também demonstrar aos estabelecimentos que faremos valer o cumprimento da legislação ambiental doa a quem doer. Afinal, estas ações só estão acontecendo porque estes estabelecimentos, mesmo depois de convocados em audiência pública, não tomaram iniciativas concretas para substituição das sacolas em suas atividades”, destacou.

Durante a vistoria, foi entregue aos lojistas um informativo sobre o trabalho que a Secretaria, por meio do Programa Desperdício Zero, vem desenvolvendo em parceria com o Ministério Público Estadual e também um ofício requisitando a apresentação de alternativas às sacolas plásticas em um prazo de 11 dias.

Para a promotora de Londrina, Solange Novaes, que assina o ofício junto com o secretário Rasca, esta é uma ação extremamente importante. “Principalmente porque aqui na cidade estamos com uma grande discussão sobre destinação correta dos resíduos e estamos trabalhando fortemente na conscientização da sociedade. Esta ação só vem a colaborar para esta reflexão”, comentou.

HISTÓRICO - A ação faz parte do trabalho realizado pela Secretaria em conjunto com o Ministério Público Estadual buscando a alternativa ou substituição das sacolas plásticas em estabelecimentos que as utilizam em grande quantidade. Estima-se que no Paraná, apenas nas lojas sejam utilizadas cerca de 500 milhões de sacolas a cada mês.

No início deste mês, uma audiência pública convocou representantes de 35 shoppings centers paranaenses para que apresentassem informações sobre a quantidade de sacolas disponibilizadas mensalmente em seus estabelecimentos e a composição das embalagens, assim como ações para seu recolhimento. Na ocasião, 17 empreendimentos apresentaram as informações solicitadas.

PROGRAMAÇÃO – Na terça-feira (15), a equipe estará em Maringá – onde visitará os shoppings Aspen Park e Avenida Center – e na quinta-feira (17) segue para Foz do Iguaçu – vistoriando os estabelecimentos do shopping Cataratas II. Na sexta-feira (18), será a vez dos lojistas do Cascavel JL Shopping, em Cascavel, receberem a visita da Secretaria do Meio Ambiente.

AEN
Foto:Denis Ferreira netto/Arquivo-SEMA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado