Meio Ambiente

Paraná Biodiversidade capacita 240 agricultores para preservar o meio ambiente
14-08-2008 19:53

Com o objetivo de aumentar a conscientização ambiental do homem do campo, o programa Paraná Biodiversidade promoveu na última semana de julho capacitações voltadas à educação ambiental que reuniram 240 agricultores de comunidades do Corredor Caiuá-Ilha Grande. O programa é desenvolvido pelas secretarias do Meio Ambiente, Agricultura e Planejamento.

Nas atividades, o principal tema em debate é a busca pela agricultura sustentável, resguardando a diversidade biológica. “Com estas ações os agricultores passam a perceber que, além de manter suas propriedades e seus cultivos, também é fundamental manter a floresta, cuidar das matas ciliares e preservar a fauna e a flora”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

A capacitação foi realizada nos municípios de São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Santa Cruz do Monte Castelo e Loanda, nas regiões Oeste e Noroeste do Paraná – onde está localizado o corredor Cauiá-Ilha Grande, interligando remanescentes florestais e unidades de conservação. Os produtores rurais que participaram das atividades são aqueles que receberam recursos do Paraná Biodiversidade para adotar práticas agrícolas menos impactantes ao meio ambiente nos módulos agroecológicos.

O trabalho direto com os produtores rurais já apresenta resultados. De acordo com o gerente do corredor Caiuá-Ilha Grande, David Gobor, as famílias que participaram do programa têm um comportamento diferente daqueles que não participam. “É possível notar que o pessoal está mais sensibilizado com a questão sócio-econômico ambiental. Hoje aqueles que participaram das ações do programa pensam e agem de maneira diferente dos que não participam”, afirmou David.

O técnico da Emater Wilson Guarbelini, que participou da capacitação dos agricultores em Loanda, concorda com o gerente do corredor. “Eles estão mais conscientes de que é preciso conservar, a mentalidade mudou. E com as pessoas que, apesar de todas as nossas iniciativas, apresentam resistência, estamos mostrando que conservação e produção podem coexistir”, comentou Wilson.

A próxima capacitação será realizada na última semana deste mês nos municípios Terra Roxa, Santa Helena, Vera Cruz do Oeste, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos e São Jorge do Oeste, na região Oeste e Sudoeste do Estado – onde está localizado o corredor Iguaçu- Paraná.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado