Meio Ambiente

Paraná vai superar meta no plantio de 100 mil árvores
11-07-2008 11:16

Em maio deste ano, o Paraná firmou um acordo durante a COP9 - 9ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), realizada pela ONU na Alemanha – visando o plantio árvores para neutralizar as emissões de gases geradas pela organização do evento. Nesta quinta-feira (10), o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, anunciou que a previsão inicial – plantar 100 mil árvores em 100 mil hectares - será ultrapassada.

“Vamos superar a meta solicitada pela Secretaria da CDB e plantaremos em torno de 150 mil árvores, que representarão 120 hectares em recuperação”, antecipou o secretário. A declaração foi feita no dia em que o Programa Mata Ciliar promoveu o plantio de 57 mil mudas de espécies nativas às margens do rio Barbacena, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em São Pedro do Ivaí, na região Central do Estado. “Apenas com as mudas plantadas hoje a meta já estaria superada, pois desde o início das atividades para cumprimento do acordo já haviam sido plantadas pelo menos 50 mil mudas”, acrescentou.

Rasca explicou que São Pedro do Ivaí foi escolhido para receber as mudas devido à sua colocação no ranking de plantio das cidades paranaenses. Contabilizando 497.745 mudas, é o segundo município em recuperação das matas ciliares. “Com esse novo plantio, São Pedro do Ivaí chega ao primeiro lugar, totalizando 554.745 mudas”, detalhou.

A prefeita de São Pedro do Ivaí, Cristiane Bento Zulian, ressaltou que o apoio do Programa Mata Ciliar e da Secretaria do Meio Ambiente contribuem para que o município vire exemplo na recuperação da cobertura florestal paranaense. “Temos uma boa parceria com os órgãos do governo, que ajudam a tornar São Pedro do Ivaí um exemplo para outras cidades”, comentou. “Esperamos cada vez mais fortalecer estas parcerias e colaborar com as atitudes para ajudar o meio ambiente”, completou.

ACORDO – Durante a COP9, o governador Roberto Requião assinou um acordo de cooperação com o secretário da CDB, Ahmed Djoghlaf, para plantar 100 mil árvores nativas como cedro, araçá, pitanga e aroeira em mais de 500 propriedades rurais, num projeto-piloto dentro do Programa Mata Ciliar.

Desde então, propriedades dos municípios de Diamante do Oeste, São José das Palmeiras, São Pedro do Ivaí, Jardim Alegre, Goioerê e Moreira Sales estão recebendo as mudas. O reflorestamento acontece sempre em matas ciliares de regiões selecionadas como corredores de biodiversidade, para interligar remanescentes de floresta nativa - contribuído assim para a conservação da biodiversidade nesta região de Mata Atlântica.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado