Meio Ambiente

Pesca com arpão está proibida nos rios Paranapanema e Paraná
03-04-2008 12:26

A pesca com arpão está proibida nos rios Paranapanema e Paraná nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Estado. Resolução conjunta assinada pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, e pelo superintendente do Ibama no Paraná, Helio Sydol, impede a prática nas proximidades das usinas hidrelétricas de Itaipu (em Foz do Iguaçu), Rosana (em Terra Rica) e Engenheiro Sérgio Motta (em Porto Primavera).

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, esta é uma medida preventiva para proteger os estoques pesqueiros destes importantes rios paranaenses. “Assim barramos a exploração desordenada de peixes, de maneira predatória e indiscriminada, que vinha acontecendo onde se formam os remansos”, disse.

Os remansos são locais de águas paradas onde os peixes se aglomeram, sem ter como fugir dos predadores. Na região, os peixes mais comuns são o pintado, surubim e jaú. A situação se torna ainda mais preocupante no período de reprodução dos peixes - quando, além dos adultos, os filhotes também ficam indefesos.

Burko explicou que o arpão (equipamento comum em atividades praticadas no mar) vinha sendo utilizado em água doce para fins comerciais, num processo extremamente prejudicial ao desenvolvimento natural da população de peixes. “Principalmente se considerarmos fatores como crescimento e reprodução das espécies”, observou o presidente do IAP.

Além da pesca com arpão, a pesca subaquática e o uso de qualquer tipo de equipamento para pesca ‘de arrasto’ ou ganchos também está proibido nestes rios.


AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado