Meio Ambiente

PR faz levantamento inédito de um dos mais ricos sistemas marinhos do planeta
10-06-2008 19:13

O Governo do Paraná desenvolve o mais importante programa de desenvolvimento sustentável e garantia da qualidade ambiental das áreas litorâneas, localizadas no estuário lagunar paranaense. Para garantir a proteção do estuário, a secretaria do Meio Ambiente construiu um sistema de informações com dados de navegação, diagnósticos do meio físico, químico e biológico, levantamento de maricultura e pesca e contaminação da água. É um dos levantamentos mais completos do País.

O programa ‘Paraná Mar e Costa – Subsídios ao Ordenamento das Áreas Estuarinas e Costeiras do Estado’, ou ‘Zoneamento Marinho’ foi realizado nas baías de Paranaguá, Guaratuba, Antonina e Guaraqueçaba, um dos mais ricos sistemas marinhos do mundo, com 52 mil quilômetros quadrados de extensão no Paraná. O programa traz informações sobre as potencialidades e fragilidades de cada área ou ecossistema e de cada uma das 103 comunidades ribeirinhas que habitam o litoral paranaense. (veja matéria relacionada)

O coordenador estadual do Programa, Paulo Roberto Castella, explica que “as cartas topográficas propõem, de forma inovadora, a classificação de zonas e áreas específicas para definir as atividades de acordo com as vocações naturais e sociais do ambiente marinho”. Entre as atividades previstas está o licenciamento ambiental para produção de ostras e mariscos – nunca antes idealizado no Paraná – e o monitoramento da qualidade ambiental em toda área costeira do Estado.

Para o biólogo e pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Ariel Scheffer, o zoneamento costeiro vai orientar atividades como a pesca artesanal, segundo ele, vem diminuindo nos últimos 20 devido aos impactos causados pelo homem como a redução no estoque pesqueiro e também a concorrência com pescadores industriais. “O zoneamento irá corrigir estas distorções\", acredita.

AEN
Foto:Carlos Ruggi
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado