Meio Ambiente

Programa Jogue Limpo vai recolher e reciclar embalagens de óleo lubrificante
04-06-2008 12:03

As embalagens de óleo lubrificante terão destinação ambientalmente correta no Paraná. Um termo de parceria assinado nesta terça-feira (3), durante a Escola de Governo, pelo governador Roberto Requião e representantes de sindicatos de revenda e distribuidores do produto, vai garantir o recolhimento e reciclagem dessas embalagens. O programa Jogue Limpo vai começar nas regiões de Curitiba, Cascavel e Londrina, em 1,1 mil postos que representam 42% dos pontos de venda de óleo lubrificante do Paraná.

A parceria foi firmada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniência do Paraná (Sindicombustíveis-PR). Também são parceiros do novo programa as distribuidoras BR, Castrol, Shell, Chevron, Esso, Ipiranga, Petronas, Repsol e Ale.

A iniciativa é inédita no País, segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. “Este programa pioneiro foi construído de forma integrada pelo Governo do Estado, Ministério Público e sindicatos. É fruto de um grande esforço e irá trazer muitos benefícios ao meio ambiente paranaense”, comentou. Segundo ele, com o programa mais de 60% das embalagens descartadas serão destinadas adequadamente, evitando que sejam jogadas na natureza mais de 50 toneladas de plástico por mês.

PROJETO-PILOTO - A primeira etapa programa será focada em 600 postos de combustíveis em Curitiba, 300 em Londrina e 200 em Cascavel. Os sindicatos serão responsáveis por recolher e encaminhar as embalagens para reciclagem. Também caberá a estas organizações promover campanhas educativas para estimular o recolhimento das embalagens.

Os estabelecimentos receberão todas os materiais necessários para acondicionar as embalagens, que serão recolhidas por uma empresa especializada e direcionados a uma central de reciclagem já licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Na coleta dos resíduos, as embalagens serão pesadas e um ticket será emitido com o volume recolhido. “Este ticket será utilizado para fiscalização, para verificarmos se os pontos de venda estão realmente encaminhando as embalagens para reciclagem”, informou o secretário Rasca.

O vice-presidente do Sindicom, Alísio Vaz, antecipou que, depois de envolver todos os postos de combustíveis do Estado, o próximo passo será atingir outros estabelecimentos que comercializam óleo lubrificante – como oficinas mecânicas, concessionárias e autopeças. “Consolidado o programa nestes locais, o trabalho começará a ser realizado com outros tipos de resíduos, como estopas”, afirmou.

Além do governador, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniência do Paraná (Sindicombustíveis-PR), Roberto Fregonese, e o vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, também assinaram o termo de parceria.


AEN
Foto:Arnaldo Alves


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado