Meio Ambiente

Requião assina acordo de cooperação na Conferência Mundial do Meio Ambiente
25-05-2008 12:35

O governador Roberto Requião assina na terça-feira (27), em Bonn, Alemanha, acordo de cooperação com o secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), organismo das Nações Unidas para a biodiversidade para o Meio-Ambiente, Ahmed Djoghlaf.

A solenidade de assinatura está marcada para o encerramento da Sessão Parlamentar sobre Biodiversidade da Nona Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 9), que reúne líderes dos 191 países signatários do tratado lançado na Eco-92, no Rio de Janeiro.

Pelo documento, o Governo do Paraná se compromete a plantar 100 mil mudas de árvores nativas em matas ciliares, para neutralizar o impacto ambiental das atividades da CDB até 2010.

Requião participa da COP 9 a convite de Djoghlaf, um entusiasta do Programa Mata Ciliar, implantado em 2004 pelo Governo do Paraná. Desde o lançamento, o Programa já plantou cerca de 80 milhões de mudas de árvores em todo o Paraná. Djoghlaf conheceu o Mata Ciliar à época da COP 8, realizada em Curitiba em 2006.

O acordo de cooperação a ser assinado nesta terça nasceu de uma oferta do governador à CDB reservando parte do reflorestamento do Programa Mata Ciliar à compensação do impacto ambiental causado pelas atividades do organismo das Nações Unidas entre maio de 2008 e outubro de 2010.

“Atitudes como essa, somadas aos resultados da colaboração com que temos contado por parte do Brasil como Presidente da Oitava Conferência das Partes da Convenção, fazem com que tenhamos boas chances de atingir as metas 2010 para a biodiversidade”, escreveu Djoghlaf em carta enviada a Requião, em que expressa sua “sincera gratidão pessoal” e convida o governador a participar da Sessão Parlamentar da COP 9.

“O programa Mata Ciliar merece ser destacado, encorajado e divulgado, pois se trata de um exemplo a ser seguido pelos governos de todo o mundo”, acrescentou o secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica.

PLANTE UMA ÁRVORE — O Governo do Paraná lança na COP 9 uma campanha em que cidadãos de todo o mundo podem encomendar, via internet, o plantio gratuito de uma muda de árvore na mata ciliar do Estado.

Batizado de “Peça para o Governo do Paraná plantar uma árvore em seu nome”, o sítio eletrônico permite ao usuário acompanhar o local onde a muda foi plantada, enviando mensagem eletrônica com o município, a latitude e a longitude do reflorestamento. Com isso, é possível buscar o local em programas de computador que oferecem localização via satélite, como o Google Earth.

O QUE É — Mata ciliar é toda a vegetação encontrada em córregos, nascentes, represas, lagos e rios. É considerada área de preservação permanente pelo Código Florestal Federal, com diversas funções ambientais.

O Programa Mata Ciliar envolve o trabalho direto de 1,8 mil pesoas em todo o Paraná. São técnicos das secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura e Abastecimento, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Emater, de prefeituras e entidades privadas que participam do Programa.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado