Meio Ambiente

Rio Iguaçu tem apenas 70 quilômetros de suas águas com sinais de poluição
06-06-2008 12:26

Dos 1,3 mil quilômetros do rio Iguaçu, apenas 70 apresentam em suas águas sinais de poluição - trecho em que se concentram as nascentes do rio, chamado de Alto Iguaçu, e também 2,5 milhões de habitantes de Curitiba e Região Metropolitana. Nos mais de 1,2 mil quilômetros restantes a qualidade é boa, segundo estudos que vêm sendo realizados há mais de 20 anos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).

Conforme o monitoramento, a qualidade da água nestes 70 quilômetros vem se mantendo estável desde 2005. “Portanto, os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseados no ano de 2004, não condizem com a realidade atual do Estado. Nossos estudos mostram que o processo de poluição está estancado, com tendência de melhoria”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. “Além disso, diversas ações foram implementadas por instituições como Sanepar e Suderhsa, o que certamente já influencia a qualidade da água do rio no trecho da Região Metropolitana”, acrescentou.

As informações reunidas nos 68 pontos de monitoramento da Bacia do Alto Iguaçu também demonstram que a carga doméstica corresponde a cerca de 90% da poluição, enquanto o restante é provocado por indústrias e carga difusa (resíduos direcionados pelas galerias pluviais). “Ou seja, a população residente na região e as atividades industriais ali instaladas estão além da capacidade de suporte da bacia. Porém, a partir de Porto Amazonas, a água é de boa qualidade”, explicou o secretário.

VÁRZEAS – Um projeto desenvolvido pela Suderhsa pretende ampliar em até 80% a qualidade das águas que correm na bacia do Alto Iguaçu com o aproveitamento de suas várzeas para reduzir a poluição. Conhecido como Sistema Wetland, ou ‘sistema de banhado’, o trabalho consistirá no plantio de espécies aquáticas nas cavas, que, interligadas, receberão a água do rio com nutrientes.

“Ao percorrer as cavas, as plantas aquáticas absorverão a matéria orgânica e química contida na água para sua nutrição por meio de processo biológico, resultando em uma água de boa qualidade”, detalhou o diretor de Águas da Suderhsa, engenheiro José Luiz Scroccaro.

BACIA - A área de abrangência da Bacia Hidrográfica do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto do Ribeira conta com 20 municípios, que representam 30% da população paranaense e 33% do PIB do nosso Estado. Os municípios da Bacia do Alto Iguaçu e Afluentes do Ribeira são: Curitiba, Rio Branco do Sul, Bocaiúva do Sul, Colombo, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Araucária, Contenda, Balsa Nova, Lapa, Porto Amazonas, Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré e Itaperuçu.

AEN
Foto SECS

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado