Meio Ambiente

Sanepar apóia programa para reciclagem do óleo de cozinha
25-06-2008 11:49

Um dos maiores problemas enfrentados pela Sanepar é o lançamento de óleo de cozinha na rede de esgoto. O produto, além de não poder ser tratado nas estações, causa sérios danos aos equipamentos. Em razão disso, a Unidade Regional da Sanepar de Apucarana (URAP) decidiu integrar-se ao Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, ao lado de outras 15 entidades do município.

A Sanepar assinou um termo de cooperação técnica e levou para a Praça Rui Barbosa um estande para mostrar para a população os efeitos do óleo lançado na natureza e a importância da reciclagem.

O Programa da Secretaria do Meio Ambiente incentiva a coleta do óleo de cozinha usado em pontos de descarte. Em Apucarana eles ainda estão sendo cadastrados, mas já 10 grandes geradores de óleo já estão fazendo a coleta, como restaurantes, lanchonetes e pastelarias.

A Bothanica Soluções Ambientais, de Londrina, irá disponibilizar recipientes (bombonas) para os locais de descarte e fará a coleta do resíduo, juntamente com a Cooperativa de Catadores de Papel e Recicláveis de Apucarana (Cocap).

A Bothanica é a responsável pelo repasse do óleo para a empresa Ambiental Santos, de Curitiba, que transforma o resíduo em adubo, sabão em pedra, biodiesel, detergente biodegradável, massa de vidro, tintas para impressão e outros produtos. Licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Ambiental Santos destina 20% dos produtos aos pontos coletores.

Segundo o coordenador regional de Meio Ambiente da Sanepar de Apucarana, Edson Denobi, a Sanepar irá promover também um programa interno entre seus funcionários para recolhimento de óleo de fritura e encaminhamento para reciclagem.


AEN
Foto: Sanepar-Apucarana

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado