Meio Ambiente

Sanepar inaugura unidade de tratamento de esgoto que produz energia do gás metano
21-05-2008 12:03

O uso da geração de energia a partir do aproveitamento do gás metano (subproduto do tratamento de esgoto) já é realidade em Foz do Iguaçu. Nesta terça-feira (20), a Sanepar inaugurou a Unidade Piloto de Energia Renovável, na Estação de Esgoto Ouro Verde. A partir desta iniciativa, a empresa prevê estender o projeto a todas as demais estações de tratamento de esgoto e aterros sanitários, operados por ela. Nesta quarta-feira (21), a unidade piloto também será mostrada aos representantes de 50 países, que participam do Fórum Global de Energias Renováveis.

O presidente da Sanepar e da Associação Brasileira de Empresas de Saneamento (Aesbe), Stênio Jacob, ressaltou que a iniciativa, além de reduzir custos, contribui para a preservação ambiental, uma vez que aproveita o gás metano, altamente prejudicial à camada de ozônio e diminui a necessidade de implantação de novas unidades geradoras de energia. “A partir do momento em que a Sanepar se torna auto-suficiente na produção de energia elétrica, coloca mais energia à disposição da população”, comenta.

ECONOMIA – De acordo com a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a empresa possui 211 estações de tratamento. Destas, 199 utilizam o sistema anaeróbico, que gera gás metano e que podem passar a gerar energia elétrica. As unidades tratam 40 milhões de metros cúbicos de esgoto por ano, processando 250 toneladas de matéria orgânica, que deixam de ser lançadas aos rios.

O volume gera 11 milhões de metros cúbicos de gás metano ao ano, que, atualmente, é apenas queimado para não contaminar o ambiente. “Se tudo isso for convertido em energia elétrica vai gerar 10 gigawatts de energia, um terço do que a Sanepar gasta com a energia na coleta e tratamento de todo o esgoto”, explicou Arlete.

O alto custo da energia na operação dos sistemas de saneamento básico, em que é o principal insumo, bem como a necessidade de se estimular práticas não agressivas ao meio ambiente, levaram a Sanepar a integrar a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis que está sendo apresentada no Fórum Global de Energias Renováveis, organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), e no Encontro Reenergia, promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná e pela Aesbe.

IMPLANTAÇÃO – O diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, ressaltou a importância da unidade piloto, por se tratar de uma iniciativa de grande importância para a disseminação de fontes de energias renováveis. O deputado estadual, Luiz Eduardo Cheida, que é presidente da comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, também classificou a iniciativa da Sanepar como exemplo de compromisso ambiental. “A produção de energia elétrica, a partir do tratamento do esgoto doméstico é um grande avanço”. Ainda participaram da inauguração da Unidade Piloto, o diretor Comercial da Sanepar, Natálio Stica, o diretor da Copel Luiz Antônio Rossafa, o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich.

AEN
Foto:João Henrique Stalke
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado