Meio Ambiente

Seca no Sul motiva chegada das barraginhas na região
27-03-2008 12:23

Após estiagens sucessivas no Sul do Brasil, como a seca que deixou em estado de emergência a maioria dos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em 2005 e em 2006, uma tecnologia usualmente indicada para regiões de clima Semi-Árido está sendo implantada pela primeira vez no Alto Uruguai Catarinense, no extremo Sul de Santa Catarina.

“Os municípios de Concórdia e Xanxerê relataram, infelizmente, uma situação em que há quatro anos utilizam caminhões pipa para o abastecimento de água das suas populações”, descreve Luciano Cordoval de Barros, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

A importância da gestão sustentável da água, desta forma, motivou a realização da I Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, evento que acontece até a próxima sexta-feira, 28, em Concórdia-SC. “A tecnologia social das barraginhas será uma das alternativas para reverter a situação de seca que já se tornou comum em alguns períodos do ano na região”, completa Cordoval.

A iniciativa é contemplada pelo Programa Petrobras Ambiental, com ações voltadas para bacias hidrográficas e ecossistemas como Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

O programa prevê investimentos de até R$ 48 milhões em ações que compreendam a conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos e a promoção da gestão ambiental. A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC) é uma das entidades executoras da I Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense.

O evento será composto por palestras, seminários, mini cursos, debates e atividades práticas, como a construção de barraginhas, além da apresentação de vídeos e exposição de imagens sobre os recursos hídricos da região.

Fórum das águas


Também realizado até a próxima sexta-feira em Belo Horizonte-MG, o 7º Fórum das Águas de Minas Gerais debate novas alternativas para o uso dos recursos hídricos no Estado, como a gestão sustentável e a integração entre governos e sociedade civil.

Promovido pelo Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e com a participação de técnicos de entidades ligadas à gestão dos recursos hídricos como Copasa, Embrapa, Emater-MG, Fiemg, Agência Nacional das Águas (ANA), Projeto Manuelzão e Comitês de Bacias Estaduais, o evento também tem como um dos palestrantes o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval, que apresentou na última segunda-feira a palestra “Barraginhas: uma experiência para armazenar água e evitar a erosão do solo”. Confira a programação:

http://www.igam.mg.gov.br/images/stories/programacao.pdf Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo
Foto: Luciano Cordoval
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado