Nacional

Costa anuncia que ligações de celulares nos presídios serão bloqueadas em até 48 horas
18-05-2006 11:56

Brasília - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou ontem (17) que no prazo máximo de 48 horas estarão bloqueadas as ligações dos aparelhos celulares feitas de dentro dos presídios. Em entrevista coletiva, ao lado do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, Costa salientou que as concessionárias e operadoras de telefonia celular demonstraram intenção de cooperar.

"Serão desligados os aparelhos celulares de dentro dos presídios. Os meios para definir isso serão delegados às concessionárias", afirmou Costa, acrescentando que não foi discutida, na reunião com as empresas, a questão dos custos da operação. "Os representantes das concessionárias disseram não estar preocupados com quanto vai custar ou quem vai pagar – eles assumiram a responsabilidade de resolver a crise no momento", disse, em referência às rebeliões nas penitenciárias de São Paulo.

De acordo com o ministro das Comunicações, poderá haver queda na qualidade do serviço nas regiões próximas aos presídios, mas o bloqueio será efetuado. "Nós temos que resolver a crise primeiro", ressaltou.

O ministro da Justiça informou que será elaborado ainda hoje um instrumento normativo para determinar de que forma será feito o bloqueio. "As empresas que se colocaram plenamente solidárias e dispostas a fazer o necessário para prestar esse serviço público, deverão encontrar os meios tecnológicos e operacionalizá-lo", acrescentou.

Segundo o ministro, "não é o momento de jogar a responsabilidade sobre os estados ou a União – o caso agora é de trabalharmos todos em parceria". As medidas, disse, serão anunciadas amanhã (18).

Adriana Franzin
Da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado