Nacional

Embaixador afirma que Brasil considera parceiros todos os países da América do Sul
18-05-2006 12:02

Brasília – "O Brasil não pretende exercer a liderança na América do Sul, mas parte do princípio de que somos todos parceiros", afirmou ontem (17), no programa Diálogo Brasil, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto, secretário-geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores.

O embaixador afirmou, no estúdio da TV Nacional, em Brasília, que, apesar de ser um bloco pequeno, o Mercosul "é o que nós podemos criar como espaço econômico e político comum". Para ele, o desenvolvimento econômico do Brasil depende do desempenho dos demais países do bloco. "Se não houver desenvolvimento do sistema energético integrado na América do Sul, dificilmente teremos espaços de crescimento necessários para desenvolver o Brasil, a Argentina, o Chile, o Uruguai, toda essa região".

No estúdio da TV Cultura, em São Paulo, Gilberto Dupas, presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais e Coordenador do Grupo de Conjuntura Internacional da USP lembrou que a integração européia também "não foi construída sobre flores, mas sobre tensões". De acordo com ele, "é importante que a crise recente (em função da nacionalização das reservas de petróleo e gás da Bolívia) seja vista como uma oportunidade de discutir diferenças e sinergias".

Dupas afirmou que a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) já teve seu fim e que isso foi benéfico porque os Estados Unidos mudaram o olhar sobre a América Latina, abrindo "novos espaços e novas possibilidades" para o Brasil.

A professora Maria Regina Soares de Lima, pesquisadora do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, ressaltou que o Brasil retomou recentemente a atuação nos países menos desenvolvidos, como a África e a Ásia. Isso, segundo ela, colabora para a concretização das potencialidades econômicas e para a ampliação da dimensão política do Brasil no mundo. A professora participou do programa no estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro.

Os debates do Diálogo Brasil são mediados pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. O programa é transmitido ao vivo para todo país, sempre às quartas-feiras, das 22h30 às 23h30. Os telespectadores podem participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail dialogobrasil@radiobras.gov.br e pelo telefone (61) 3327-4210.

Adriana Franzin
Da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado