Nacional

Gripe aviária gera aumento preocupante no consumo de peixes, diz ministro José Fritsch
09-03-2006 16:53

Brasília - O aumento do consumo de peixes, sobretudo na Europa, após os casos de gripe aviária, gera preocupação do governo brasileiro. Durante entrevista a jornalistas de emissoras parceiras da Radiobrás, o ministro da Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, disse que a opção pelo peixe causa um desequilíbrio internacional.

"Temos informações de que há uma pressão internacional sobre os preços do pescado. No Brasil, há uma procura de empresas que comercializam no atacado mundial para exportar o nosso produto", afirmou. Ele destacou que a procura maior é pelo peixe de água salgada, principalmente para o consumo interno.

O ministro disse que o governo produz um estudo, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), para buscar alternativas para aumento da produção na área do pescado.

"Maior liberação de crédito, com organização das cadeias produtivas, com assistência técnica e parceria com o Ministério da Agricultura na área da sanidade animal" são algumas formas de responder à demanda, disse Fritsch. "A sanidade do peixe, de crustáceos, ostras, mexilhão, camarão é importante para que tenhamos a garantia de que os nossos produtos terão o mercado internacional", afirmou.

Além da preocupação com o aumento da demanda do pescado, o ministro ressaltou que a queda no consumo de frango pode gerar problemas no Brasil. "A queda no consumo de frango na Europa é muito forte. Pelo fato do Brasil ser um grande exportador de frango, isso vai causar conflito e problemas sérios aqui, por conta, inclusive da redução da produção", destacou.

Fritsch participou de entrevista coletiva a jornalistas de emissoras parceiras da Radiobrás, transmitida ao vivo pelas emissoras Rádio Nacional AM de Brasília, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro e Rádio Nacional da Amazônia OC.

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado