Nacional

Lula afirma que democracia política está se consolidando na América do Sul
13-03-2006 14:01

Brasília – A posse da nova presidente do Chile, Michelle Bachelet, é um sinal de que a democracia política está se consolidando na América do Sul. A avaliação é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da cerimônia de posse de Bachelet no último sábado (11) em Valparaiso.

"A democracia política está com as suas raízes mais sólidas porque as instituições estão funcionando bem em todos os países. A democracia social vai depender ainda do pagamento que todos nós temos que fazer para atender as demandas sociais, que são muito grandes em toda a América Latina, em toda a América do Sul", afirmou hoje (13) em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.

Lula lembrou ainda a história de Bachelet, que foi perseguida e teve o pai assassinado durante a ditadura de Augusto Pinochet. "Ela (Michelle Bachelet) não tem ressentimento. Ela foi ministra da Defesa, da Saúde e demonstrou na sua vida política que tem tolerância para tentar construir o futuro, ao invés de ficar apenas remoendo o passado", disse.

O presidente ressaltou que sua participação na posse de Bachelet foi também uma forma de agradecer o povo chileno por ter recebido brasileiros exilados do país no regime militar. "A minha ida ao Chile para participar da posse da presidente Michelle Bachelet é, na verdade, um compromisso de gratidão com o povo chileno pelo que ele fez pelo Brasil, pelo que ele fez conosco quando acolheu brasileiros perseguidos aqui no tempo do regime militar. Nós também acolhemos aqui muitos chilenos na época do Pinochet".

Michelle Bachelet é a primeira mulher eleita para assumir a presidência do Chile e a 11ª a governar um país no mundo. Ela é socialista da frente partidária Concertación e venceu em segundo turno, no dia 15 de janeiro, o empresário Sebastian Piñera, da coalização de centro-direita Alianza por Chile.

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado