Nacional

Ministério da Saúde lança cartilha para comemorar Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
12-06-2006 11:59

Brasília - Uma cartilha contendo informações sobre saúde e segurança no trabalho infanto-juvenil será lançada hoje em Brasília, durante entrevista coletiva do coordenador da área técnica de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, Marco Antônio Gomes Perez, e do coordenador nacional do Programa para Eliminação do Trabalho Infantil (Ipec), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Pedro Américo Oliveira. A entrevista ocorre às 10h30, na sede da OIT.

Uma das finalidades do documento é ajudar a preparar profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) a reconhecer e diagnosticar doenças ou acidentes relacionados à exploração do trabalho infantil. Inicialmente, serão distribuídos 20 mil exemplares da publicação, elaborada pelo ministério em parceria com a OIT.

O lançamento dos Módulos de Auto-Aprendizagem sobre Saúde e Segurança no Trabalho Infantil e Juvenil, nome oficial da cartilha, faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que é celebrado hoje (12). Para lembrar a data, o Ministério do Trabalho e Emprego vem realizando, desde 1º de junho, operações especiais em todo o país, por meio das delegacias regionais do Trabalho (DRTs), para coibir e retirar menores de serviços em bares, casas de farinha, restaurantes, pedreiras, lixões e fazendas, entre outros locais.

Outra iniciativa do ministério para comemorar o 12 de junho foi o lançamento, na última terça-feira (6), de uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica alertando sobre a exploração da mão-de-obra infantil em diversas atividades do dia-a-dia.

Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado