Nacional

Palocci reafirma que não cometeu nenhuma ilegalidade
29-03-2006 11:48

Brasília – "Jamais patrocinei nesses três anos de governo malfeitorias com os bens públicos e jamais atentei contra a Constituição ou a democracia brasileira", afirmou o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Ele foi fortemente aplaudido ao discursar ontem (28) na cerimônia de posse do novo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Palocci disse que não leva mágoa dos que fizeram acusações contra ele. "Nem mesmo contra alguns que, até bem próximos de nós, aceitam palavras que não são as nossas quanto a fatos recentes que ou são pura acusação, ou são ilações e denúncias sem substância".

O ex-ministro falou de "uma tradição brasileira de oposição feroz", da qual ele teria sido vítima. "O que mais me enche de confiança é a certeza de ter procurado um novo caminho para a convivência serena e civilizada entre os contrários".

Palocci citou diversos avanços alcançados durante os três anos e 86 dias que esteve à frente do Ministério da Fazenda. "O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao qual tive a honra de servir, conseguiu tirar o Brasil da Unidade de Terapia Intensiva do Fundo Monetário Internacional (FMI). Conseguiu reduzir a dívida externa do país de mais de US$ 230 bilhões, no começo de 2003, para cerca de US$ 160 bilhões, hoje. Conseguiu colher números nunca antes alcançados no comércio exterior".

O ex-ministro disse que sai feliz com o dever cumprido. "Saio feliz , principalmente, por ter deixado uma contribuição para a melhoria da vida de milhões de pessoas pobres, cuja mesa hoje é mais farta do que antes".

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado