Nacional

Paraná promove eventos paralelos às Conferências Mundiais de Biodiversidade e Biossegurança
10-03-2006 16:31

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do programa “Paraná Biodiversidade”, realizará seminários técnicos direcionados aos participantes das conferências mundiais da ONU sobre Biodiversidade e Biossegurança, que iniciam nesta segunda-feira (13) e prosseguem até o dia 30, em Curitiba.

“O Programa executa regionalmente ações que visam a compatibilizar a produção rural com a conservação ambiental e ainda está construindo os corredores de biodiversidade. Com este enfoque não poderíamos deixar de oferecer aos participantes das conferencias a oportunidade de debater tecnicamente assuntos que estão diretamente relacionados à biodiversidade e à biossegurança”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

Eventos - Paralelamente à realização da 3a Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP3), serão promovidos os seminários “Organismos Vivos Modificados e o Princípio da Precaução”, neste domingo (12), e “Conectando a Conservação de Biodiversidade e Agricultura”, no próximo sábado (18). Ambos contarão com a participação de palestrantes estrangeiros, que trarão informações sobre programas similiares desenvolvidos em outros países. Os dois eventos são abertos ao público.

No período em que acontece a 8.ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), de 20 a 31 deste mês, a Secretaria irá promover, no dia 20, o seminário “Biodiversidade e Engenharia: A Questão Energética”; e no dia 22, um encontro direcionados aos secretários do meio ambiente dos municípios atendidos pelo programa. São 63 localidades, por onde atravessam os três corredores de biodiversidade: Araucária, Iguaçu-Paraná e Caiuá-Ilha Grande.

Ainda no dia 22, será realizado o seminário “A Sustentabilidade na Floresta Ombrófila Mista”, que abordará a floresta de araucária. No dia 23 será promovido novamente o “Conectando a Conservação de Biodiversidade e Agricultura”; e no dia 24, o tema será “Água, Biodiversidade e Vida: Perspectivas, uma abordagem internacional”.

Outras atividades - Também será realizada visita à exposição “Biodiversidade é Capital”, que divulgará projetos e produtos desenvolvidos por indústrias, considerando critérios de conservação da biodiversidade para a fabricação dos mesmos.

Está programada ainda visita ao seminário “Biodiversidade e Agricultura – Sustentabilidade” e debate sobre as experiências do programa, como a implantação dos módulos agroecológicos, que incentiva a conversão de propriedades irregulares em propriedades ecologicamente corretas, e as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria, que já capacitaram mais de 2.500 pessoas apenas em 2005.

Após os encontros, os participantes poderão visitar a exposição da COP8, montada no Expotrade, que apresenta algumas das principais iniciativas mundiais sobre a Biodiversidade.

Paraná Biodiversidade - O Programa Paraná Biodiversidade consiste na recuperação da biodiversidade através da formação de “corredores ecológicos” ou “corredores de biodiversidade”. Estes corredores estão sendo formados através da conexão de remanescentes florestais tais como as Reservas Legais, Unidades de Conservação (parques estaduais, municipais e federais), Áreas de Preservação Permanente (matas ciliares, encostas e topos de morros), Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), Estações Ecológicas entre outras. O objetivo, que viabiliza o fluxo de animais e vegetais, é o de adequar as propriedades rurais a práticas ecologicamente saudáveis.

Cerca de U$ 32 milhões estão sendo investidos no Programa, com apoio financeiro do GEF - Fundo Mundial para o Meio Ambiente, através do Banco Mundial. O trabalho é considerado pelo GEF como uma experiência pioneira no mundo.

Agência Estadual de Notícias
Foto SEMA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado