Nacional

Redução de álcool anidro na gasolina passa a valer em 1º de março, diz Ministério da Agricultura
23-02-2006 12:02

Brasília - A mistura do álcool anidro à gasolina tipo C, comprada nos postos de combustíveis para uso na frota automotiva do país, passará a ser de 20% a partir de 1º de março, informou hoje (22)o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atualmente a mistura é da ordem de 25%.

A medida tem como objetivo ajudar na redução de custos no fornecimento de álcool aos postos o início da safra da cana-de-açúcar, em abril. O Diário Oficial da União deve publicar amanhã a resolução, que foi assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que é presidente do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool.

Ontem, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse que o país vai economizar por ano 1,2 bilhão de litros de álcool com a alteração no percentual de mistura. Segundo ele, os motores de automóveis movidos a gasolina funcionam sem problemas com a mistura de álcool entre 18% a 25%. O governo optou pela redução "não só para reduzir a compressão momentânea sobre o preço do álcool, mas porque a mistura foi decidida no passado para estimular a produção da cana de açúcar", informou Rondeau, segundo quem a gasolina deverá aumentar 1,3% em média no país, podendo subir até 2,6% nos grandes centros do país.

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado