Outras

Caixa-preta do avião da Gol está sem a parte que armazena dados, diz Anac
04-10-2006 12:13

Brasília - As duas caixas-pretas do avião da Gol que caiu no Mato Grosso estavam danificadas, informou hoje (3) a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), através de nota. Somente o gravador de áudio foi encontrado. Falta a parte de armazenamento de dados, que a agência promete continuar procurando.

As caixas-pretas têm dois gravadores distintos: um que grava tudo que é dito e transferido no avião e em comunicação com a base aeroportuária, outro que registra todos os dados registrados nos sensores do avião e as ações do piloto. A explicação é do especialista em Análise de Emergência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Moacir Duarte.

Ontem, a Anac tinha informado que a caixa-preta do jato que teria se chocado com o Boeing da Gol está "em perfeito estado". O equipamento já começou a ser examinado em São José dos Campos (SP), na Embraer, fabricante do avião.

A nota da Anac afirma também que engenheiros, médicos, psicólogos e outros profissionais foram designados para fazer parte de uma comissão de investigação sobre o acidente, formalizada hoje. A comissão vai trabalhar em três âmbitos: operacional, material e humano. Terá a princípio 90 dias para apresentar o resultado, mas o prazo pode ser prorrogado por tempo indeterminado.

Segundo a Anac, esta é a segunda etapa da investigação. A primeira, de análise e perícia do acidente, foi realizada por técnicos do Rio de Janeiro. Eles fizeram fotos, colheram material e analisaram o local.



Raquel Mariano
Da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado