Outras

Inclusão de portadores de deficiência por meio de qualificação profissional será tema de debate
31-10-2006 16:28

Brasília - A inclusão social de pessoas com deficiência por meio da educação profissionalizante será um dos temas da 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica que o Ministério da Educação promoverá em Brasília de 5 a 8 de novembro.

De acordo com o Ministério da Educação, a maior barreira enfrentada pelas pessoas com deficiência na busca pelo emprego não é ausência de vagas, mas falta de qualificação. A regulamentação da Lei Federal nº 8213/89, por meio do Decreto 3.298, determina que empresas privadas e serviço público reservem cotas de colocação profissional às pessoas com necessidades especiais.

Uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Distrito Federal permite que 13 alunos portadores de deficiência aprendam a reparar livros. O curso é dado na Biblioteca da UnB.

A universidade cede o espaço e se responsabiliza pela capacitação técnica referente à higienização, conservação e reparo dos livros, além da alimentação dos aprendizes. À Apae cabe selecionar os alunos cujas deficiências permitam a execução do trabalho de restauração.




Agência Brasil







POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado