Política

Arlindo Chinaglia, do PT, é o novo presidente da Câmara dos Deputados
02-02-2007 10:53

Brasília - O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) é o novo presidente da Câmara. Ele foi eleito na noite de ontem (1º) para o biênio 2007-2008, ao vencer Aldo Rebelo (PCdoB-SP) no segundo turno por 18 votos de vantagem: 261 a 243. Seis deputados votaram em branco.

Pela primeira vez, a votação para a Mesa Diretora da Câmara foi eletrônica. Antes, ela era realizada em cédulas de papel, o que dificultava a votação e a apuração dos votos. O processo, que já chegou a durar 14 horas em outras ocasiões, desta vez foi concluído em pouco mais de quatro.

A apuração dos votos foi rápida, durava apenas alguns segundos. Entre o primeiro e o segundo turno, não deu tempo sequer para os dois candidatos mais votados, Chinaglia e Aldo, costurarem acordos no sentido de garantir votos. A apuração dos demais cargos da mesa (vice-presidências, secretarias e suplências) ainda não ocorreu.
No primeiro turno, Arlindo Chinaglia saiu na frente dos outros dois candidatos, com 236 votos. Aldo Rebelo ficou em segundo, com 175. O candidato Gustavo Fruet (PSDB-PR) teve 98 votos e foi eliminado.

Ana Paula Marra e Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/ABr
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado