Política

Copom reduz taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual
19-01-2006 12:41

Brasília - Depois de quase cinco horas de reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu por unanimidade reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual. Com isso, a taxa, usada como referência pelos bancos, caiu dos atuais 18% para 17,25% ao ano.

Essa foi a segunda reunião mais longa do conselho desde o início da gestão de Henrique Meirelles à frente do BC. A primeira, em fevereiro de 2003, durou cinco horas e 25 minutos.

A redução já era esperada pelo mercado, uma vez que o número de reuniões no ano foi reduzido de 12 para oito, levando à necessidade de acelerar a velocidade na alteração.

A nota em que o BC justifica a medida diz o seguinte: "Dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa de juros básica, o Copom decidiu por unanimidade reduzir a taxa selic para 17,25% ao ano, sem viés [isto é, sem tendência de elevação ou redução antes da reunião seguinte], e acompanhar atentamente a evolução do cenário prospectivo para a inflação até a sua próxima reunião para então definir os próximos passos na estratégica de política monetária implementada desde setembro de 2005."

A reunião está marcada para 8 de março.


Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado