Política

Governador participa da Festa da Revolução de Maio da Argentina e destaca a integração
28-05-2007 12:16

O governador em exercício do Paraná, Orlando Pessuti, participou na tarde deste domingo (27) das comemorações da Festa Nacional Argentina – Revolução de 25 Maio de 1810 - realizadas em Curitiba, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, numa promoção do Consulado e do Centro Argentino do Paraná. Um estudo da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul demonstrou que em abril, depois da Alemanha, a Argentina é o país que mais comprou produtos paranaenses, num total de US$ 315 milhões.

“As relações entre o Paraná e a Argentina estão no auge, sob os aspectos comercial e cultural”, ressaltou Pessutti, anunciando que está com duas viagens previstas para as províncias argentinas de Santa Fé e Mendoza. Uma política de rígido controle sanitário animal e vegetal está sendo construída com o país vizinho e deve estender-se a todo Cone Sul, explicou, dizendo que os primeiros contatos serão feitos em Porto Alegre, no dia 14 de junho.

Nesta data, representantes do brasileiro Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), do qual fazem parte dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul e da argentina Crecenea (Comissão de Comércio Exterior do Noroeste/Litoral), formada pelas províncias de Missiones, Chaco, Entre Ríos, Formosa, Santa Fé e Corrientes, estarão discutindo atuações conjuntas.

“Queremos que o ministro da Agricultura do Brasil, Reinhold Stephanes, esteja presente e veja o quanto é importante trabalhar de forma integrada”, disse Pessuti. Ele considera que a sintonia entre o Paraná e a Argentina está vinculada a diversos fatores, entre eles, o de que o governador Roberto Requião, enquanto senador, foi presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul – hoje o Estado é representado pelo deputado federal Forisvaldo Fier – e também pela atuação pessoal junto às comissões de combate à febre aftosa na América Latina, além de uma política de governo que envolve todas as secretarias estaduais.

História, tango e harmônica – Além de Pessuti, estiveram presentes ao evento, os secretários de Turismo do Paraná, Celso Caron e da Cultura, Vera Mussi. O cônsul da Argentina, ministro Emilio Neffa, ressaltou que as atividades sócio-culturais são um espaço de fortalecimento e o presidente do Centro Argentino, Jorge Rutois, lembrou que os mais de 2 mil argentinos que vivem no Paraná – excluindo as regiões de Foz do Iguaçu e Cascavel – não devem esquecer a sua história e seus costumes, “porque quem esquece sua origem, esquece a si mesmo”.

O 25 de maio de 1810 é o dia em que os membros do Cabildo da cidade de Buenos Aires, na época capital do Vice-Reino do Rio da Prata, decidiram tomar o controle do governo colonial até o que Rei Fernando VII voltasse a ocupar o trono da Espanha. Historicamente se tratou de um período de transição entre o que se pode chamar de Antigo Regime e a Modernidade, defende o professor de história Alejandro Gómez.

Durante as comemorações em Curitiba se apresentaram os bailarinos de tango Alejandro e Gisele e a revelação da música Argentina Franco Luciani, interprete de harmônica, natural da província de Santa Fé. Hoje vivendo em Buenos Aires, ele interpreta folclore, tango e todos os tipos de música. Luciani foi Revelação Folcórica do Festival de Cosquín em 2002 e do Jornal Clarín em 2005. Durante a solenidade, ele começou tocando músicas de Piazzola, interpretou tangos tradicionais e encerrou com uma homenagem ao Brasil, com “Brasileirinho”.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado