Política

Ministra participa da conferência de políticas para mulheres em Curitiba
16-07-2007 17:13

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire, participou neste sábado (14) da abertura da II Conferência Estadual de Política para Mulheres, no Centro de Convenções de Curitiba. “Temos muitas expectativas sobre o que o Paraná vai deliberar e qual será o resultado desta conferência que será apresentado na Conferência Nacional, como contribuição na construção de políticas púbicas para as mulheres”, afirmou.

A Conferência desses dias 14 e 15 de junho é realizada pelo Conselho Estadual da Mulher, e tem o objetivo de avaliar o plano de políticas para mulheres e analisar a participação delas no espaço participativo do poder. Além de elaborar uma carta das propostas do Paraná, que será apresentada na Conferência Nacional, que acontece em agosto, a Conferência Estadual também elege 113 delegadas que irão representar o Paraná no encontro nacional.

“A Conferência Estadual discutirá os temas levantados nos encontros municipais e regionais. Um dos pedidos mais defendidos, entre as cerca de 5 mil mulheres que participaram desses encontros, é que o Paraná tenha uma secretaria especial de políticas das mulheres”, afirma a representante da União Brasileira de Mulheres (UBM) e conselheira estadual da mulher, Elza Maria Campos.

Durante a cerimônia de abertura, a secretária estadual da Cultura, Vera Mussi, que representou o governador Roberto Requião, defendeu o encontro como espaço de direito das mulheres. “O governador Roberto Requião sempre apóia o movimento das mulheres, para que ocupemos um lugar de direito. Através de encontros como este a mulher se torna visível para toda a sociedade. Espero que ele também sirva para incentivar que nos tornemos mais participativas”, afirmou Vera Mussi.

O secretário da Justiça e Cidadania, Jair Ramos Braga, que também participou da cerimônia de abertura, disse que a Conferência tem o papel de representar a mulher e encaminhar ela para a sua cidadania.

Século das Mulheres – A representante da UBM, Elza Maria Campos, afirma que o encontro deste final de semana servirá para aprofundar as discussões sobre os movimentos participativos das mulheres, sejam da política, em sindicatos ou em associações de moradores, como explica Elza.

“A conferência tem cinco eixos temáticos, que envolvem assuntos de saúde da mulher, seu espaço no mundo do trabalho, educação inclusiva, violência doméstica contra mulheres e direitos sociais”, disse Elza. “Mas o mais importante é que poderemos avaliar se a mulher e as políticas voltadas a ela avançaram, se recuaram, ou como estão”, completou.

Segundo a representante da UBM, o século XX foi das mulheres, porque nesse período elas conquistaram a consciência política, e alcançaram a reinserção no mundo do trabalho. “Esse contato maior com a sociedade alarga os conhecimentos do indivíduo, e a mulher conquista tudo isso quando deixa de pertencer só ao lar e passa a conviver com a sociedade”, afirmou Elza. Ela ainda cita a conquista do direito ao voto da mulher, e a sua participação em movimentos políticos como outras características do século XX.

Participaram da mesa de abertura da II Conferência Estadual de Políticas para Mulheres a ministra da Secretaria Especial de Política para Mulheres, Nilcéia Freire, a secretária de Estado da Cultura, representando o governador Roberto Requião, Vera Mussi; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Ivanira Gavião; a secretária da Administração e Previdência, Marta Lunardon; o secretário da Justiça e da Cidadania, Jair Ramos Braga; o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira; a presidente da Comissão Parlamentar da Mulher, Criança e Adolescente, deputada Rosane Ferreira; a deputada Luciana Rafagnin; a representante da assessoria de Gênero do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Elizabeth Busanello; a representante da Confederação de Mulher do Brasil, Alzimara Bacellar; a representante da União Brasileira de Mulheres, Elza Maria Campos; a conselheira estadual da mulher, Gleisi Hoffmann; a presidente do Conselho Estadual Antidrogas, tenente Aparecida; a representante do Movimento das Mulheres Negras, Eliane Nazareth; a vice-presidente da União Paranaense dos Estudantes, Kátia Silva; a presidente do Conselho Municipal da Mulher de Curitiba, Elizabeth Maria; e a representante da 1ª Secretaria da mulher criada no Brasil, de Londrina, Maria José.

Também estiveram presentes na abertura o secretário especial de Controle Interno, Mello Viana; e o deputado estadual, Tadeu Veneri. Após a cerimônia de abertura, o encontro seguiu com uma Palestra Magna, feita pela ministra Nilcéia Freire. Em presidente do Conselho Estadual das Mulheres, Ivanira Gavião,também participou da palestra.

Agência Estadual de Notícias
Foto:Carlos Soares
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado