Política

PAC é tema da reunião de governadores do Codesul
13-06-2007 16:03

O governador Roberto Requião participa nesta quinta-feira (14), em Gramado, no Rio Grande do Sul, da reunião de governadores dos estados membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), do qual fazem parte Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O evento traz, dentre outras questões, análises sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), e será presidido pela governadora Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul.

Os secretários do Planejamento, Enio Verri, e da Fazenda, Nestor Bueno, vão acompanhar o governador. Segundo Verri, os investimentos do PAC em projetos estruturantes servem para fortalecer o desenvolvimento dos quatro estados e podem ser apresentados como reivindicação comum. “A reunião vai ser uma reflexão sobre a situação desses estados e qual o papel que eles ocupam no Brasil. Vamos fazer uma análise dos investimentos do PAC no que tange a portos, ferrovias, aeroportos e para o setor de geração de energia, que são pontos importantes para o desenvolvimento do país e, em especial, para os estados que compõem o Codesul”, destaca.

A ministra-chefe da Casa Civil Dilma Roussef, que estaria presente para tratar sobre o andamento das obras do PAC e receber as propostas dos governadores nessa área, cancelou sua participação. Por convocação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela deverá comparecer ao lançamento da plataforma P-52, que ocorre no Rio de Janeiro, na mesma ocasião.

A pauta prevê a divulgação, pelo diretor-presidente do BRDE, Casildo Maldaner, do Balanço e Relatório Social de 2006 do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e a assinatura de resoluções que criam a Comissão Permanente de Saúde e a aprovação do regimento interno da Comissão de Cultura.

Também será elaborado um planejamento regional de desenvolvimento sustentável para os estados membros do Codesul, e feita uma avaliação geral das comissões permanentes do Conselho, além de comunicados sobre a harmonização da política fiscal do ICMS, além da Carta de Gramado.

O gerente de aftosa da Secretaria de Defesa Agropecuária, Nilton Antonio de Moraes, do Ministério da Agricultura, vai falar sobre a sanidade animal nos quatro estados do Codesul.

Integram ainda a comitiva o diretor-presidente do BRDE, Carlos Marés, e o diretor-administrativo da instituição no Paraná, Paulo Furiati, além do secretário do Codesul, Santiago Martin Gallo. A reunião começa às 9h30 desta quinta-feira, no Hotel Casa da Montanha, em Gramado (RS).

Conseplan – Nos dias 4 e 5 de julho próximo, os investimentos do PAC voltam a ser discutidos, desta vez pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), que se reúne também em Gramado. Já está confirmada a participação do novo secretário da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Afonso Oliveira de Almeida.

Almeida vai falar sobre os reflexos do PAC na estruturação do Plano Plurianual, em elaboração pelo governo federal e pelos estados, e que deve entrar em vigor a partir de 2008. O PAC vai ser um eixo para estruturar todo o Plano Plurianual, de acordo com as estratégias definidas para acelerar o crescimento em todo o país.

O secretário do Planejamento do Paraná, Enio Verri, que é coordenador para a região Sul do Conseplan, destaca que, quando a população ouve o termo PAC, imediatamente associa a um conjunto de obras. “No Conseplan, as discussões do PAC tem uma característica diferente. Por ser um conselho de secretários de planejamento, ele vai ser discutido como estratégia de desenvolvimento a longo prazo para os estados”, diz.

O encontro com o representante da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos será o momento de discutir as concepções do Ministério do Planejamento e a relação com o Conseplan, e aprofundar o debate sobre os investimentos do PAC em todos os estados, finaliza Verri.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado