Política

Palácio das Araucárias é o nome do prédio reformado no Centro Cívico
14-05-2007 19:11

Palácio das Araucárias é o nome do edifício no Centro Cívico reformado pelo governo Requião. O nome do prédio foi determinado por decreto assinado na manhã desta terça-feira pelo governador. Também na manhã desta segunda-feira (14) aconteceu no Palácio a reunião “Mãos Limpas”, primeiro compromisso oficial do governador no edifício. A obra se tornou símbolo da administração Requião, pois representa o resgate do patrimônio público depois de 20 anos de descaso. O governo do Estado investiu R$ 29,5 milhões na reforma do prédio, que será a sede do Governo do Paraná durante a reforma do Palácio Iguaçu.

O novo edifício já está sendo ocupado pelos funcionários do Gabinete do Governador, da Casa Civil, da Casa Militar, da Secretaria da Comunicação Social, e do Cerimonial. Esse pessoal trabalhava no Palácio Iguaçu e foi transferido para que o prédio seja reformado. Funcionários de secretarias que funcionam no Complexo do Santa Cândida também serão transferidos para o Palácio das Araucárias. A Secretaria de Obras inicia nas próximas semanas uma inspeção em todo o Palácio Iguaçu, para definir o que será feito na reforma.

A primeira fase da remodelação do Palácio das Araucárias, que originalmente abrigaria o Fórum, começou em agosto de 2004, com o desmonte dos quatro pavimentos superiores. Essa etapa foi concluída em maio de 2005. Na segunda fase da obra, foram feitos o reforço estrutural, com adição de pilares e vigas, e a implementação do novo projeto arquitetônico, que redefiniu o aproveitamento dos espaços e incluiu o uso de materiais modernos, como placas de alumínio, vidro e granito.

História - O Centro Cívico começou a ser construído pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto, a partir de um projeto do arquiteto Xavier Azambuja, e foi inaugurado em 1953, ano em que o Paraná comemorou seu centenário de emancipação política.

O complexo é composto de um conjunto de edifícios, onde estão localizados os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa, o Edifício Humberto de Alencar Castelo Branco e dois blocos formados pelos edifícios Caetano Munhoz e Affonso Alves.

Também fazem parte do conjunto o Tribunal de Contas, o Tribunal do Júri, o Fórum de Curitiba e a Prefeitura de Curitiba, além da Praça Nossa Senhora da Salete, com 52 mil metros quadrados, projetada pelo paisagista Burle Max.

Agência Estadual de Notícias
Foto:SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado