Política

Pessuti ressalta papel dos legisladores em Encontro de Vereadores do Paraná
31-05-2007 18:08

“De nada adianta você ser eleito se, depois de colher o fruto de uma eleição, não se utilizar desse momento importante – ser um legislador, um fiscalizador – para melhorar a sua vida e a das pessoas do seu município, estado ou país”, disse o governador em exercício Orlando Pessuti, durante o XXII Encontro Estadual de Vereadores do Paraná, nesta quinta-feira (31). Pessuti fez um panorama dos projetos do governo do Estado e motivou os vereadores no exercício de suas funções.

Promovido pela União de Vereadores do Paraná (Uvepar), o evento foi aberto no dia 30, em Curitiba, e conta com a participação de 500 vereadores de todo o Estado. “Hoje, temos cerca de 180 câmaras representadas, praticamente um recorde dos novos tempos no Paraná. Até agora, estávamos em um período em que a vereança não era mobilizada para trabalhar em cima dos grandes temas do Estado e da nação”, afirmou o consultor jurídico da Uvepar e coordenador do evento, Jonias de Oliveira e Silva.

O objetivo é conhecer os projetos de governo, trocar experiências e transferir conhecimento aos vereadores para que possam desenvolver suas atividades a contento. “A Uvepar tem feito um trabalho maravilhoso de orientação e capacitação dos nossos vereadores. É muito importante que eles possam se reunir no dia-a-dia para aprender mais sobre a legislação e como agir no cumprimento das leis. A expectativa é que os vereadores saiam daqui mais treinados, capacitados e melhor orientados”, destacou Pessuti.

O governador em exercício ressaltou que as palestras técnicas e a presença das autoridades dão ao vereador o ânimo necessário para o cumprimento do seu trabalho, além das informações para ser um bom legislador e fiscalizador da execução orçamentária. Bento Batista da Silva, presidente da Uvepar e vereador do município de Juranda, completa: “Um vereador que participa dos eventos e cursos preparatórios retorna ao município tecnicamente mais preparado e mais ativo, podendo fazer um trabalho legislativo mais eficiente e coerente”.

Durante o discurso, Pessuti, que foi deputado estadual durante 20 anos, falou da importância do poder legislativo e dos deveres dos seus representantes. “O mandato é uma delegação conferida a nós pela sociedade, para que, em seu nome, possamos buscar a construção de uma sociedade melhor, uma vida melhor”.

Pela manhã, o presidente da assembléia legislativa, deputado Nelson Justos, discursou sobre gastos e orientou a Câmara para a diminuição da desaprovação das contas, além de temas levantados pelo Tribunal de Contas, em especial a contratação de advogados e contadores. “É vital saber o que ocorre nas nossas cidades, como está o regimento interno, onde avançamos ou recuamos, porque todos necessitamos urgentemente do fortalecimento do poder legislativo”.

O evento contou com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas, Fernando Augusto Mello Guimarães, do secretário-geral da Uvepar, Anorosvaldo Colombo, e do deputado estadual Elton Welter. Haverá também a participação do presidente da União de Vereadores do Estado de SP (Uvesp), Sebastião Misiara, que vai tratar das mudanças políticas ocorridas nos últimos anos no Brasil. Para finalizar, acontece um debate sobre como trazer a população para as reuniões das câmaras e como ofertar a ela o contato com seus representantes.

Jonias afirmou que nesse movimento em que o governo paranaense se integra com os representantes dos municípios, o governador em exercício tem trazido uma esperança muito grande de participação com o recurso do Estado e, sobretudo, com a estrutura de pessoal e física. “Tudo isso para que possamos apoiar a movimentação da vereança”. Disse também que, com a mobilização, a Uvepar pode começar a trabalhar com as bandeiras de interesses do Estado e dos municípios.

Agência Estadual de Notícias
Foto-Roberto Corradini-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado